sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sábado, 14 de setembro de 2013

Tecidos de mil cores e padrões quatro vezes por ano no Kirchberg

Foto: José Luís Correia
Tem lugar este sábado, entre as 10 e as 17h, na Luxexpo, em Kichberg, mais um Mercado dos Tecidos. Esta feira dos tecidos tem lugar quatro vezes por ano no Grão-Ducado, em Fevereiro, Abril, Setembro e Novembro.

Numa área de 5 mil metros quadrados, a Luxexpo acolhe cerca de uma centena de expositores e stands de vendedores vindos da Holanda, Alemanha, Bélgica e França, que oferecem uma grande variedade de tecidos aos melhores preços.

"Cashemira a 40 euros o metro, 'Madame'", anuncia um vendedor, alemão, a adivinhar pela pronúncia. "No comércio custa mais de 100", avisa. A cliente, belga, deixa-se tentar.

O passeio pelo mercado é um mergulho num universo de mil cores e padrões garridos, são sedas, cetins, tafetás, organzas, tules, brocados, e até ganga a metro.

Aproximamo-nos das bancas e deixamo-nos envolver pelo bom cheiro a lã virgem, a linho, algodão, malha. Há stands onde essa experiência é mais "perigosa": mulheres de todas as idades acotovelam-se e perdem a paciência porque já esperam há demasiado tempo pela sua vez. "A bicha é aqui!", zanga-se uma cliente, em luxemburguês. Os vendedores não têm mãos a medir.

"É espantoso", confia-nos um vendedor holandês, da empresa TST. "Faço 440 km para vir a este mercado, mas vale a pena. Nunca pensei que logo depois das férias vendéssemos tanto. O dia está a correr muito bem."

"Antes, o mercado vinha só três vezes ao Luxemburgo, mas os clientes são tantos que já temos uma quarta data", diz satisfeito. E logo a atenção lhe é exigida por uma cliente portuguesa que pergunta pela origem de um tecido. "É pura lã virgem, da Itália, da melhor qualidade, 24 euros o metro." A cliente manda cortar um metro e meio e confia-nos que é costureira na reforma.

"Nesta feira, a qualidade dos tecidos é muito boa e os preços baixos, em relação aos praticados no comércio. "O 'polar' está a 3,95 euros o metro, já viu, são preços muito bons", diz por seu lado uma cliente francesa.
Foto: José Luís Correia

Há tecidos de todos os tipos e para tudo o que se quiser, para interiores, decoração, vestuário, desde cortinados, colchas, toalhas, pijamas, lençóis, saias, blusas, casacos, fatos, calças, vestidos de cocktail e de noiva e até pele para fazer malas de mão.

Há pessoas a comprar para costurar em casa e há costureiras a comprar para as encomendas das clientes. 

Há igualmente stands com tudo o necessário para a costura: botões, fitas, fechos "éclair", elásticos, linhas, agulhas, tesouras, fitas, máquinas de costura, acessórios.

Este mercado, que faz a ronda pelos Países Baixos (Maastricht, Gouda, Eindhoven, Roterdão, etc.) França (Mulhouse, Reims, Nancy), Bélgica (Mons, Namur, Louvain, Antuérpia, Gand, Brugges) e Luxemburgo, é uma organização da holandesa "Stoffen Spektakel".

O Mercado dos Tecidos regressa ao Luxemburgo a 16 de Novembro. A entrada é gratuita. O estacionamento no recinto da Luxexpo custa 3 euros. No P&R ao lado é gratuito.

Texto e fotos: José Luís Correia

(Mais fotos em www.wort.lu/pt), site onde este artigo foi originalmente publicado)

Sem comentários: