sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

"Funds People Portugal" cita a Alfi (do Luxemburgo), que tenta dourar a pílula dos hedge funds

Um artigo publicado há dias pela revista portuguesa "Funds People" evoca o Luxemburgo e tenta "dourar a pílula" da indústria dos hedge funds.

Estes "famosos" fundos de investimento alternativos são os que muitos analistas financeiros acusam de ter fomentado uma "economia de casino", o que teria empurrado o Mundo para a actual crise económica. "Em contextos de crise económico-financeira, a procura de culpados constitui uma tradição (....)".

É assim que começa o artigo intitulado "A realidade oculta por detrás dos falsos mitos sobre hedge funds", e que procura desmistificar a falta de regulação nestes fundos, o perfil de alto risco dos mesmos, a sua responsabilidade na crise, ou o facto de não beneficiarem a economia.

Numa conferência recentemente promovida pela Alfi, a associação da industria de gestão luxemburguesa, no Kirchberg, Dominic Tonner, responsável de comunicação da AIMA, a associação global da indústria de gestão alternativa, recusa aceitar que os hedge funds sejam qualificados de "produtos com pouca segurança e regulação". Pelo contrário, diz Tonner, estes fundos são produtos seguros porque estes são aprovados pelos reguladores nacionais e "estiveram sempre sujeitos a restrições, determinadas por leis sobre o abuso de mercados". "A indústria de hedge funds não está disposta a assumir o papel de bode expiatório porque considera que a percepção que existe em torno do negócio está forjada de mitos", disse Tonner na conferência, e que a revista cita.

A "Funds People" é uma revista mensal para os profissionais do investimento colectivo em Espanha, Andorra e Portugal, dirigida a gestores de fundos de investimento e pensões, investidores e banca privada.

JLC

Sem comentários: