sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Paulo Lobo lança hoje livro sobre arquitectura luxembuirguesa


O fotógrafo português residente no Luxemburgo Paulo Lobo lança hoje um novo livro, intitulado "12 bâtiments remarquables au Luxembourg" (12 edifícios de excepção no Luxemburgo).

Com o prefácio do historiador Robert Philippart, o livro apresenta uma selecção de 12 edifícios de excepção, castelos, cidades burguesas, fábricas e outros edifícios emblemáticos do Grão-Ducado do Luxemburgo. Um olhar fotográfico original, atento tanto às formas como aos materiais presentes na história. Um livro agradável que vai deliciar todos os amantes da história e da arquitectura.

Os 12 edifícios são o castelo de Vianden, o Liceu Clássico de Echternach, o castelo de Bourglinster, o castelo de Beggen, a Gare da cidade do Luxemburgo, a Villa Pauly, a Villa Louvigny, o castelo de Ansembourg, o castelo de Hollenfels, os "Rackés Millen", o moinho de Asselborn e a abadia de Saint-Maurice.

O Grão-Ducado está repleto de edifícios históricos que carregam consigo o testemunho de uma época, de um génio construtivo e de um estilo de vida que se perde no tempo. O livro "12 bâtiments remarquables au Luxembourg" é um reflexo de 12 manifestações vivas do património arquitectónico que se oferecem a uma revisita original, com um olhar fotográfico e contemplativo.

Os leitores são convidados a uma verdadeira passeata através de imagens reais em torno desses edifícios emblemáticos. Do majestático castelo de Vianden até aos recônditos da Villa Pauly, passando pela trepidação diária da estação central da capital, estes edifícios, públicos ou privados, industriais ou sagrados, fazem indubitavelmente parte da memória colectiva do país. Construídos para durar, foram postos à prova durante séculos e transmitidos de geração em geração, com maior ou menor respeito, maior ou menor integridade.

Hoje, os edifícios antigos são um legado de valor inestimável. A sua salvaguarda é certamente um investimento para o futuro, mas não basta preservar estas construções em termos materiais: é necessário também saber ver e ouvi-las. Este livro é tanto uma homenagem aos construtores do passado, como uma redescoberta poética de edifícios carregados de significado e vida.

Paulo Lobo nasceu em Portugal em 1964 mas vive no Luxemburgo desde os seis anos. Fascinado desde sempre pela fotografia, Lobo desenvolveu o seu olhar fotográfico principalmente como um autodidacta. Conta já com uma série de exposições individuais e colectivas. Desde 2007 trabalha como repórter e fotógrafo para a empresa LuxEdit.

"12 bâtiments remarquables au Luxembourg" está escrito em francês, alemão e inglês e encontra-se disponível a partir desta sexta-feira em qualquer livraria do Luxemburgo.  

Henrique de Burgo
in CONTACTO
07/11/2011

Sem comentários: