sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O sucessor do Space Shuttle

A NASA apresentou na quarta-feira um sistema de lançamento espacial, que, no futuro, permitirá realizar voos tripulados para Marte.

O novo sistema de lançamento espacial denominado Ares I e Ares V foi concebido para levar o veículo polivalente de carga e tripulação Orion a novos destinos no espaço profundo e apoiar as naves de transporte comercial, que farão voos para a Estação Espacial Internacional (ISS).

O novo sistema de lançamento espacial vai ser o mais potente do género desde que os Estados Unidos construíram o Saturno V, que levou o módulo Eagle e os astronautas da missão Apollo 11 à Lua, e permitirá alcançar lugares por explorar.

O novo sistema deverá usar hidrogénio e oxigénio líquidos como combustível. O voo inaugural está previsto para 2017.

A NASA retirou, em Julho, de circulação os vaivéns Space Shuttle de grande capacidade, com os quais efectuou, durante 30 anos, viagens com carga e tripulação para o espaço e que contribuíram para a construção da ISS. Ao retirá-los, a NASA passou a ter que recorrer às naves russas Soyuz, e passou para empresas privadas o testemunho da construção de vaivéns para viagens na órbita baixa da Terra.

No ano passado, o presidente norte-americano Barack Obama definiu como metas para a agência espacial a viagem a um asteroide em 2025 e a primeira missão tripulada a Marte na década de 2030.

Sem comentários: