sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

valter hugo mãe prepara novo romance para fevereiro

o poeta, cantor e romancista valter hugo mãe está a ultimar um novo romance, previsto estar nos escaparates em fevereiro. segundo o que li na imprensa, será uma história de um velho à espera da hora da morte.

a história explora o sentimento de espera da morte, da tristeza e do "inferno" que é para algumas pessoas a velhice, mas inclui também partes cómicas e loucas, confiou valter. o autor revela que esta história não será tão "acelerada" e "enlouquecida" como "o apocalipse dos trabalhadores", "o remorso de baltazar serapião" (prémio josé saramago 2007) ou "o nosso reino", os seus três anteriores romances. mas as minúsculas, que são uma das características da escrita do jovem escritor, não deverão desaparecer. como ele me confiou, quando tive o prazer de o entrevistar há ano e meio, a escolha das minúsculas deve-se à vontade de acelerar a narrativa e a leitura para o leitor.

além destes três romances, valter hugo mãe, 38 anos, natural de vila do conde e hoje residente na cidade do porto, é autor de várias recolhas poéticas e dois livros infantis. recentemente enveredou pelas lides musicais com a banda Governo, da qual é letrista e vocalista, e que inclui ainda henrique fernandes, antónio rafael e miguel pedro, estes dois últimos membros dos mão morta. o primeiro álbum "propaganda sentimental" já está à venda.

na sua breve passagem pelo luxemburgo, em abril de 2008, para participar na primavera dos poetas, depois de ler alguns dos seus poemas, recordo como valter fizera questão de dar um ar da sua graça (e da sua voz) entoando uma canção, o que revela que este projecto era uma vontade mais que latente do autor.

links úteis:
valter hugo mãe no myspace
site oficial de valter hugo mãe
casa de osso - o blogue do escritor
governo no myspace

p.s.: penso que a fotografia é do próprio valter e será retirada a pedido do autor

Sem comentários: