sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Novo livro de Luísa Costa Gomes: "Ilusão (ou o que quiserem)"

A escritora Luísa Costa Gomes lançou há pouco "Ilusão (ou o que quiserem)", na editora Dom Quixote. Esta obra marca o regresso da autora aos romances, depois de "Educação para a tristeza" (1999). A sua últioma obra em data, "A pirata", de 2006, era antes uma biografia ficcionada.

"Ilusão (ou o que quiserem)" conta a história de um actor e de uma professora e, aborda, por exemplo, o tema do mundo virtual "Second Life". Segundo a autora, o romance debruça-se sobre a problematização do naturalismo/realismo dominante.

"Vivemos hoje uma arte naturalista ou realista mas nunca fomos capazes de a problematizar e de pôr em causa esse realismo, é mais arte pop que outra coisa. Aquilo que eu queria que estivesse lá no romance era a problematização da relação entre a realidade, a ilusão e o realismo", disse na apresentação pública do romance.

Foto: do site da autora (será retirada se esta assim o solicitar)

Sem comentários: