sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sábado, 9 de maio de 2009

Jornal Público: Polícia invade jornal português no Luxemburgo

Polícia invade jornal português no Luxemburgo
08.05.2009 - 23h01 Ana Cristina Pereira / Jornal Público

A polícia invadiu ontem a redacção do "Contacto", o maior jornal de língua portuguesa no Luxemburgo, e confiscou material relacionado com uma reportagem publicada a 17 de Dezembro sobre menores retirados às famílias e internados em instituições. O Conselho de Imprensa do Luxemburgo está “estupefacto”.

A lei de imprensa luxemburguesa proíbe a identificação de crianças desprotegidas e/ou delinquentes. “A menos que esteja em causa o interesse do menor ou que haja autorização dele ou de um dos pais”, explica José Luís Correia, chefe de redacção do jornal. Ora, o jornalista falou com o rapaz e com o pai.

O Ministério Público acusa o semanário de identificar um menor em risco.

Três polícias entraram com um mandado de busca. O jornalista prontificou-se a tirar fotocópias, mas “eles exigiram o bloco de notas”. José Luís prontificou-se a entregar-lhe um CD-Rom com a versão digital do artigo, mas “um deles enfiou uma USB no computador do jornalista: não sabemos que ficheiros copiou”.

O Conselho de Imprensa fala em “flagrante abuso à liberdade de imprensa e à protecção das fontes”. Os Repórteres sem Fronteiras dizem-se “escandalizados”. Questionam “a desproporção dos meios empregues”. Confiscar o bloco de notas do jornalista parece-lhes “totalmente inaceitável”.


Sem comentários: