sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Projecto "Vivre Ensemble" / FLAA propõe cursos de língua e integração

Alunos africanos aprendem língua do país no seio de uma família luxemburguesa

A Federação Luxemburguesa das Associações Africanas (FLAA) está à procura de famílias luxemburguesas, ou lares em que o Luxemburguês seja a principal língua falada, que possam acolher alunos africanos. O que se pretende é possibilitar a estes alunos uma imersão na língua e na cultura luxemburguesas, uma vez por semana.
A FLAA ainda tem um certo número de estudantes que não encontraram uma família de enquadramento, bem como um professor africano reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional e da Formação para Adultos luxemburguês.
Esta iniciativa insere-se no âmbito do projecto "Vivre Ensemble" que visa acompanhar cidadãos originários de países africanos, na procura de um trabalho digno e na participação na vida económica, social e política do Grão-Ducado.
O projecto proporciona aos alunos africanos seguirem aulas de integração, língua luxemburguesa e de educação cívica, no que inclui o contacto directo com uma família autóctone. As aulas começaram a 17 de Janeiro e têm lugar aos sábados, entre as 16 e as 18h, no centro social situado na rue de Strasbourg (n° 29, 1°andar), na cidade do Luxemburgo.
De seis em seis semanas, alunos e "coachs" (apoiantes) encontram­se, informalmente, para fazer um ponto da situação. O objectivo é que cada participante desenvolva capacidades de escuta e respeito pelos outros, tendo em conta a riqueza inerente à diversidade cultural própria ao Luxemburgo. Segundo os dirigentes da FLAA, "as aulas são também úteis aos alunos que queiram candidatar-se à dupla nacionalidade".
Paralelamente, a FLAA recorda que continua a querer contactar presidentes de associações africanas activas no Grão-Ducado.
As inscrições nas aulas são gratuitas para alunos de países africanos e para membros da FLAA. Mais informações pelo tel. 26 19 62 16 e/ou 621 224 648 (ou ainda pelo e-mail: faalasbl@googlemail.com).

JLC in Contacto, 28.01.2009

Sem comentários: