sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CineBelval - 7 novas salas escuras

A partir de amanhã

Sete novas salas de cinema em Belval

O CineBelval, que conta sete salas de cinema, é inaugurado amanhã, dia 18, a partir das 19h, em Esch-Belval.

Primeiro complexo cinematográfico do Grão-Ducado integrado dentro de um centro comercial – o Belval Plaza 1 –, o novo CineBelval estende-se sobre 6.000 m2 e conta com salas que têm entre 130 e 540 lugares. Três das salas estão apetrechadas com sistema de projecção 3D (três dimensões).

Segundo os promotores do projecto, o grupo empresarial Caramba, a sala de 540 lugares, também chamada "sala das estreias", é não só a mais ampla do Grão-Ducado como da Grande Região e do Benelux, possuindo também a maior tela do país (22 metros de largura).

Os amplificadores desta sala têm uma potência de 12 mil watts, e as restantes possuem uma capacidade semelhante, sendo que o CineBelval é também um dos primeiros cinemas no mundo preparado para a tecnologia numérica, enquanto que salas mais antigas podem adaptar-se à era digital mas "nunca chegam a ter a mesma qualidade de imagem e som", dizem os responsáveis da Caramba.

Os promotores destacam ainda o conforto das salas com poltronas que possuem confortáveis apoios para a cabeça, e que são elevadas em relação à poltrona da frente, colocada a 130cm, o que deixa imenso espaço ao espectador. Pormenor interessante é que um quinto dos assentos são poltronas duplas, apelidados de "love seats", e destinam-se sobretudo a casais.

Para a Caramba, este complexo visa atrair não só os cinéfilos do sul do país, como os das regiões vizinhas da França e Bélgica, tendo ainda como grande vantagem a de os espectadores poderem estacionar no parque subterrâneo do centro comercial, no mesmo edifício.

O espectador pode ainda comprar os bilhetes online e evitar as bichas nas bilheteiras. Basta aceder ao site www.caramba.lu , consultar a rubrica "réservation tickets online" e, num plano da sala que aparece no ecrã, escolher os lugares que deseja reservar. O pagamento faz-se através de cartão de crédito (com sistema de segurança garantido), após o que o bilhete deve ser impresso e assim apresentado à entrada da sala.

No dia da grande abertura, às 20h, as salas são inauguradas com a estreia nacional de filmes como "Les Enfants de Timplebach", com Gérard Depardieu; "Australia", com Nicole Kidman; "Histoires Echantées", com Adam Sandler; "Panique à Hollywood", com Robert de Niro e Sean Penn; "La Famille Suricate", com Guillaume Canet e Paul Newman; e a comédia alemã "1 1/2 Ritter". O resto da programação pode ser consultada na página 22.

Na semana passada, o conselho comunal de Esch/Alzette decidiu imputar uma "taxa cinema" de 10 % ao preço das entradas naquele cinema. Segundo a burgomestre, Lydia Mutsch, a taxa deverá servir para apoiar as pequenas salas de cinema do centro da cidade como o "Kinosch" e o "Ariston" (que a Caramba também gere, a par com duas outras salas escuras: Le Paris, de Bettembourg, e o Kursaal, de Rumelange). Ficou por esclarecer se a taxa se reflectirá no preço final do bilhete para o espectador.

JLC, in Contacto, 17.12.08

Sem comentários: