sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Portuguesas brilham no Top Model Belgium 2008

Eleição na sexta-feira, em Mons, na Bélgica
Daniela Martins vence
Top Model Belgium 2008


Daniela, de 21 anos, residente em Esch/Alzette, venceu sexta-feira o concurso Top Model Belgium 2008 na categoria Modelo Fotográfico Sénior. A jovem diz que abdicaria da profissão de secretária para se dedicar exclusivamente ao mundo da modaFoto: M. DiasDaniela Martins venceu sexta-feira o concurso Top Model Belgium 2008 na categoria Modelo Fotográfico Sénior.
Daniela tem 21 anos, vive em Rumelange com os pais e a irmã, Kelly, de oito anos, sendo oriunda de Carrazeda de Anciães (distrito de Bragança, Trás-os-Montes), onde viveu até aos cinco anos. A jovem completou o 12o ano de Comércio e trabalha como secretária no Centro Hospitalar do Luxemburgo.
Em entrevista ao CONTACTO, Daniela voltou a reiterar que adora a sua profissão, mas que abdicaria da mesma e até a sair do Grão-Ducado para se dedicar exclusivamente à moda, "mas apenas se se tratasse de um contrato sólido e sério".
Conta como a família e o namorado a têm apoiado incondicionalmente na tentativa de alcançar um lugar ao sol neste universo difícil, "mas ganhar este concurso valeu a pena, nem que fosse apenas para ver a alegria no rosto da minha mãe nessa noite", afirma emocionada.
Um dos prémios do concurso é uma viagem à República Dominicana. A jovem parte hoje, quarta-feira, para uma estadia de 11 dias que inclui várias sessões de fotografias. A jovem diz, aliás, que o que prefere é ser fotomodelo e não manequim.
"Não tenho altura suficiente para desfilar, apenas 1,68m, e prefiro fazer fotografias. Gostava de um dia ser como aquelas modelos que aparecem em revistas e publicidades", revela.
Nos concursos de beleza este também não foi o primeiro título alcançado por Daniela Já em 2007, havia sido eleita 1a Dama de Honor no concurso Miss Portugal Luxemburgo e, no mesmo ano, na Miss Sexy Bélgica, alcançou o segundo lugar, entre 80 concorrentes.
Na sexta-feira à noite, após ter sido eleita Modelo Fotográfico Sénior, foi logo solicitada por agências e fotógrafos. Daniela diz acreditar que este prémio pode servir para lançar a sua carreira.
Mas a jovem tem ainda outro talento, o da voz, já que compõe com o pai o duo musical “Pai & Filha”, conjunto conhecido do circuito de bailes e espectáculos no Luxemburgo.
E se tivesse de optar entre a música e a moda?, perguntamos. "Aí, a escolha era muito mais difícil", confessa a jovem. "Adoro cantar, não consigo viver sem cantar, por isso tentaria conciliar as duas profissões", diz. No concurso Top Model Belgium e na categoria que Daniela venceu participavam três outras portuguesas: do Grão-Ducado, Neuza Andreia Ferreira de Sousa (de Esch/Alzette) e Sarah Pinto (de Steinsel); e Linda Alves, residente em La Louvière, na Bélgica.
Como Manequim Sénior concorria Vera Patrícia Fernandes Brandão (de Wormeldange), que alcançou o segundo lugar da sua categoria.
O Grão-Ducado estava ainda representado por Marie Guebel, Sophie Pignolet e Anais Henen, na categoria Manequim Júnior, e por Jelena Vesovic, como Modelo Fotográfio Sénior.
Já não é a primeira vez que as beldades do Luxemburgo brilham neste concurso: a luxemburguesa Florence Lodevic foi coroada Top Model Belgium em 2007 na categoria Manequim Sénior, tendo a sua congénere Elisabeth Delboccio obtido o 3° lugar, na mesma categoria.
A edição deste ano contou com a participação de 214 manequins, divididos por quatro categorias femininas e quatro masculinas: Manequim Júnior e Manequim Sénior, Modelo Fotográfico Júnior e Modelo Fotográfico Sénior.
O concurso foi apresentado pelo actor e manequim belga Jeremy Urbain e pela top model francesa de origem eslovaca Adriana Karembeu. O júrí era composto por figuras conhecidas do pequeno ecrã, como a cantora Ophélie Winter, o cantor Matt Pokora, o apresentador do canal TF1, Bernard Montiel, Greg Basso do reality-show "Greg le Millionnaire", e Caroline Receveur, participante no programa "Secret Story 2".


Patrícia Brandão: "Mundo da moda pode esperar!"

Vera Patrícia Fernandes Brandão, residente em Wormeldange, alcançou o segundo lugar na categoria Manequim Sénior no concurso Top Model Belgium 2008.
A participação da jovem de 21 anos neste evento "era uma estreia em concursos de beleza", revela ao nosso jornal. Mas a classificação que obteve motivou-a para outros concursos do género. "Porque não a Miss Portugal no Luxemburgo? Logo se vê!", confiou ao CONTACTO.
Até porque, logo desde as pré-selecções, Patrícia foi imediatamente detectada pelos "caça-talentos" da profissão e contactada por agências e fotógrafos. Recebeu até um convite para participar num filme, que declinou por considerar que não se tratava de algo em que queria para já participar.
Os desfiles, as revistas, as sessões fotográficas são um universo que a atrai, confessa. Mas lúcida, acrescenta logo de seguida, "por enquanto, o mais importante são os estudos" e o diploma de assistente de serviço social (A.S.S.), que está a concluir em Arlon. Depois disso, pensa exercer a profissão no Luxemburgo.
"O mundo da moda pode esperar", conclui.

José Luís Correia in Contacto, 19.11.08

Patrícia Brandão
Fotos: Manuel Dias (mais fotos no site do fotógrafo)

3 comentários:

Anónimo disse...

Que brasas! O que tu queres, sei eu!

Anónimo disse...

Eu estive lá, fartei-me de fazer fotos com o meu telemóvel, eram boas todos os dias, abençoados pais que tiveram umas filhas tão boas!
- João P. , um vizinho de Arlon

Anónimo disse...

Que gajas tão booooas! E dizes tu que o Luxemburgo é uma pasmaceira!!!!