sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sábado, 13 de setembro de 2008

"E pur si muove"

"Velhos do Restelo com os seus maus augúrios obscurantistas virão sempre tentar deter o progresso. 'E no entanto, ela move-se...'. Galileu não falava apenas da Terra, mas da Humanidade. E apesar de haver saltos para trás, estamos aqui para nos compreendermos, para entedermos este calhau e o universo que o rodeia. E se no final nada tiver sentido, isso terá dado sentido às nossas vidas. Foi o que pensou por certo Galileu e todos os Galileus do nosso tempo. Felizmente que os há ou ainda estaríamos a riscar paredes toscas com sangue de boi."


Comentário que deixei a 13.09.08, 7h58, no site do Público a propósito dos comentários iluminados de certos fanáticos que gritam histéricos que não se deve tocar no universo nem "chatear" Deus, reagindo assim à colocação em funcionamento do acelerador de partículas sub-atómicas (LHC) na quarta-feira em Genebra.

A maior máquina do mundo criada pelo Homem foi construída a 100 metros de profundidade no subsolo entre a fronteira suíça e francesa, envolve o trabalho de 6 mil cientistas de todo o mundo e visa recriar as condições do universo um bilionésimo de segundo após o Big Bang. É também o lugar mais frio do sistema solar e do universo conhecido, onde a temperatura atinge os 271,25 graus negativos, perto do zero absoluto. Nesses tubos com 60km de circunferência as partículas de hadrões (partículas sub-atómicas regidas por uma interacção forte) foram lançadas a uma velocidade muito próxima da velocidade da luz (299 792 458 metros por segundo) para se tentar entender como nasceu o universo e a primeira pulsão de matéria.
Os detractores do projecto avisam que se os cientistas perderem o controlo sobre o LHC, este pode explodor e criar um buraco negro que aspirará primeiro o planeta Terra e depois todo o sistema solar, incluindo o sol.

O LHC foi construído a 100 metros de profundidade no subsolo entre a fronteira suíça e francesa e começou a funcionar no dia 10.09.2008

Sem comentários: