sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sábado, 20 de setembro de 2008

Rodange: flash to my past 1973-1984

Regresso ao passado, algo perturbador. A minha aldeia natal, entalada entre três fronteiras, transfigura-se.
A antiga escola primária Ecole des Garçons mudou de nome, chama-se "Neiwiss" agora. A escola está a ser renovada, os arredores estão em obras, toda a localidade está a mudar.
Construiram um centro desportivo no largo onde montavam a quermesse, onde eu pescava patinhos de plástico e onde eu aprendi a andar de bicicleta. O forte e o comboio em madeira do parque infantil onde eu brincava foram arrasados, substituidos por balancés e escorregas ergonómicos de cores ultra-berrantes e modernas, onde náo vi nenhuma criança. A mini-cascata que para mim parecia imensa foi abaixo e no lugar está um parque de estacionamento. Já ninguém se detém diante da velha locomotiva mineira, vestígio do património siderúrgico local, antes admirada, hoje grafitada impunemente.
A casa da minha infância foi demolida. Era um velho hotel, com salão de baile e tudo, no canto da rue de la Gendarmerie com a route de Longwy (n°67), que teve os seus tempos auréos no princípio do século passado. O que poderia ter sido considerado património municipal não foi recuperado. No local está a nascer uma residência com vários apartamentos. Uma residência igual a que foi construída no terreno baldio em frente, onde jogava à bola, à barra, às escondidas, ao apanha com os meus primeiros amigos, o Mário, o Narciso, o Tó-Luís, o Miguel, o Rui, a Chantal, o Jerôme...

Sem comentários: