sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Xavier Buck, EuroDNS, grande vencedor do Prémio CYEL 2008 - Creative Young Entrepreneur Luxembourg

Prémios CYEL 2008 - Creative Young Entrepreneur Luxembourg
Criatividade empresarial distinguida

A segunda edição dos Prémios CYEL voltou a fazer rimar juventude com dinâmica, espírito empreendedor, arrojo e inovação. Os galardões que visam premiar a nível nacional o jovem empresário mais criativo do ano distinguiram como grande vencedor de 2008 Xavier Buck, fundador e dirigente da EuroDNS.
Xavier Buck tem apenas 38 anos, mas foi já há seis que fundou a EuroDNS, empresa de registo de domínios internet, actualmente com projecção e expressão a nível europeu e mundial. A ideia empresarial, a inovação, o desempenho que a sua empresa conheceu valeram ao único luxemburguês dos três finalistas em liça ser o grande vencedor dos Prémios CYEL 2008 ("Creative Young Entrepreneur Luxembourg").
No discurso de agradecimento, perante mais de 300 convidados do sector financeiro e económico do país, o laureado lamentou haver "tão poucos luxemburgueses inscritos para o prémio no mundo empresarial", deplorando igualmente que muitos dos seus compatriotas "se contentem" com empregos na Função Pública.
Em segundo lugar ficou o francês Emmanuel Vivier, 31 anos, que fundou o Vanksen Group no Luxemburgo também em 2002, agência de publicidade e comunicação especializada no medium internet. Exemplo da inovação do grupo, a empresa lançou o buzz (marketing exponencial pela net) em torno do primeiro encontro de bloguistas do Grão-Ducado (Janeiro de 2007, em Differdange), que havia sido uma iniciativa de três bloguistas portugueses do Luxemburgo (autores do Voyages en Suspens, Lola2Luxe e Os Cadernos do Gaspar, das plataformas Blogspot e Typepad).
O terceiro lugar foi atribuído a outro francês a operar no cibermundo a partir do território grão-ducal, Sylvain Zimmer, que apesar de ser o mais jovem dos finalistas, com apenas 24 anos, é o fundador e director do portal de partilha de música pela internet Jamendo.
A cerimónia de atribuição dos prémios, que contou com a presença do burgomestre da capital, Paul Helminger, e de Edmond Israel, importante banqueiro e dinamizador da praça financeira luxemburguesa, decorreu sexta-feira num dos lugares de prestígio da capital: o histórico edifício-sede da Arcelor-Mittal, na av. de la Liberté. Um dos grupos industriais mais poderosos do globo, n°1 mundial no sector do aço, dirigido pela quarta fortuna do planeta, Lakshmi Mittal (segundo a revista Forbes, Março/2008), quis apadrinhar desta forma potenciais futuros líderes da aldeia económica global.
Lançados em 2007 por iniciativa da Jovem Câmara Económica do Luxemburgo (JCEL), os Prémios CYEL destinam-se a distinguir anualmente os empresários mais criativos a nível nacional, entre os 18 e os 40 anos. Membro da Jovem Câmara Económica Internacional (JCI), federação que conta 200 mil membros em mais de 120 países e cinco mil câmaras económicas locais, a JCEL pretende-se, segundo os seus dirigentes, "criadora de redes de contacto, como fonte de oportunidades". Empresariais, financeiras e económicas, entenda-se. Muitos dos membros são aliás portugueses ou de descendência lusa, como Pedro Castilho ou Custódio Portásio, da organização dos prémios deste ano, que se regozijaram por o concurso ter registado este ano 23 candidatos, "mais 40 % do que em 2007".
E apesar de os valores monetários dos prémios serem simbólicos (1.700 euros para o primeiro classificado, 1.200 para o segundo e 600 para o terceiro, verbas atribuídas pelo Governo luxemburguês), os vencedores e respectivas empresas ganham com o prémio "visibilidade, prestígio e clientes", como testemunhou o laureado do ano passado, Roger Assacker (empresa e-Xstream). Os três finalistas concorrem ainda ao concurso mundial organizado pela JCI, e cuja final terá lugar na Índia, em Novembro.

José Luís Correia, in Contacto, 09.07.08

Sem comentários: