sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 25 de julho de 2008

Kirchberg 2020

Fundo de urbanização do Kirchberg apresenta relatório de actividades 2007

Kirchberg vai ter 10 mil habitantes
e 30 mil trabalhadores em 2020

O bairro do Kirchberg vai crescer exponencialmente nos próximos anos. Em 2020, deverá acolher 30 mil postos de trabalho, 10 mil habitantes e 5 mil jovens estudantes. Actualmente, trabalham 20 mil pessoas naquele bairro, há dois mil moradores (mas mais de 10 mil habitações estão em construção) e o campus Kirchberg da Universidade do Luxemburgo (Uni.lu) recebe diariamente várias centenas de estudantes (sem contar os alunos da Escola Europeia).

Criado em 1961, o Fundo de Urbanização e de Ordenamento do Kirchberg é a entidade encarregada de gerir o crescimento do bairro e de criar condições para que a zona (constituída por terrenos agrícolas até aos anos 60) pudesse receber as instituições europeias. A 16 de Julho último, aquele organismo apresentou o relatório de actividades e as contas de 2007, mostrando que a situação financeira daquele estabelecimento público é boa, permitindo encarar o futuro com serenidade.

Durante os anos 90, o Fundo Kirchberg e o Estado luxemburguês acharam por bem transformar aquela parte da capital de simples zona de escritórios e instituições europeias e bancárias em verdadeiro bairro com zonas residenciais, comerciais e mistas. Era a maneira de aquela zona da cidade não continuar a ser um "bairro-fantasma" à noite e aos fins-de-semana. O Kirchberg foi assim dividido em cinco quarteirões: o quarteirão europeu sul, o quarteirão europeu norte, a zona do parque central, o Kiem e o Grünewald. Todos sofrem actualmente obras profundas.

Os dois quarteirões europeus agrupam a maioria das instituições europeias e as novas estru turas culturais, como o Museu de Arte Moderna (MUDAM) e a Philharmonie. A praça da Europa deverá estar concluída e ser oficialmente inaugurada no Outono de 2009. No mesmo ano, será inaugurado o Hotel Mélia (do grupo espanhol Sol Mélia), estrutura de quatro estrelas e 160 quartos.

Nas traseiras deste, o Forte Thüngen (futuro Museu da Fortaleza), espera também por uma data para a sua abertura oficial em 2009.

As obras no Centro de Conferências do Kirchberg e a ligação através de uma ponte envidraçada entre este e a Torre Alcide de Gaspéri (Héichaus) deverão estar terminadas em 2012.

Está ainda em fase de projecto a construção de um novo edifício Jean Monnet e de uma quinta extensão do Tribunal de Justiça Europeu, com uma terceira torre (a acrescentar às duas actualmente em construção).

UM BAIRRO À PROCURA DE MAIS MOBILIDADE

Para acolher o eléctrico em 2015, está já a ser redesenhada a intersecção Bricherhaff com a avenida central J.F. Kennedy, por forma a permitir uma melhor circulação entre os bairros vizinhos de Weimershof e Weimerskirch e a conexão transversal entre os quarteirões do Kirchberg.

O parque central destina-se, essencialmente, ao lazer (Coque e complexo K2), com espaços para jogos e com o parque Reimerwee. Durante o Verão, o parque acolhe o "Kiosk" (junto à Coque), pavilhão destinado ao repouso, ao lazer e com possibilidades de restauração rápida.

O quarteirão do Kiem (zona da Luxexpo, Auchan e Utopolis) acolhe centros de comércio e lazer, instituições bancárias e habitações. Em 2007, o Fundo Kirchberg realizou o primeiro estudo de urbanização da zona do Kuebebierg (a norte da Luxexpo) que poderá vir a ser igualmente transformada numa zona residencial. Mas a grande mudança que alterará profundamente o aspecto do quarteirão leste do Kirchberg acontecerá quando for construída a estação periférica comboio/eléctrico, que servirá para ligar a capital ao aeroporto do Findel. Está apenas por decidir se a futura estação ficará junto às instalações da Luxexpo ou no subterrâneo destas, segundo os projectos urbanísticos apresentados pelo gabinete AREP-Ville. A instalação do eléctrico deverá permitir mais facilidade de circulação de moradores e trabalhadores do Kirchberg, uma vez que só na avenue J.F. Kennedy estão previstas sete paragens: Luxexpo, Kennedy, Bricherhaff, Universidade, Coque, Parlamento Europeu e Tribunal de Justiça Europeu).

Ultimamente, a zona do Grünewald (zona do Centro Hospitalar do Kirchberg) conheceu igualmente uma forte expansão. Novas instalações de empresas foram construídas e um concurso público foi lançado em 2007 para o arranjo paisagístico dos espaços verdes daquela zona (regularmente visitados por alunos pela sua variedade botânica) para que se enquadrem com o parque Klosegroendchen, situado atrás do Hospital.

No novo site internet do Fundo Kirchberg (www.kirchbergonline.lu) podem ser encontradas informações mais detalhadas sobre o futuro do bairro .

F.Pinto/JLC, in Contacto, 23.07.08
Todas as imagens provêm do site
Fundo de Urbanização e de Ordenamento do Kirchberg

Sem comentários: