sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 27 de maio de 2008

Jardim das Borboletas em Grevenmacher

Em Grevenmacher, existe um lugar muito especial

Já alguma vez visitou
o país das borboletas?

As andorinhas chegam com a Primavera, mas no Luxemburgo são as borboletas que fazem sensação. E que melhor lugar para observar as suas asas coloridas e brilhantes, os seus voos majestosos e encantadores do que o Jardim das Borboletas, em Grevenmacher, que reabriu ao público a 21 de Março.

Quando entram no Jardim das Borboletas, o que cativa desde logo os visitantes são as 250 plantas e as dezenas de espécies de "lepidópteros" (nome científico deste insecto) que voam em liberdade pela estufa, alimentando-se alegremente do néctar das flores.

Baseando-se na ideia que o inglês Robert Goodey tivera no séc. XIX quando criou uma estufa onde deixava em liberdade diferentes espécies de mariposas (o outro nome pelo qual é conhecida a borboleta) para o belo prazer de nobres e burgueses da época, um projecto semelhante nasceu em Grevenmacher há 19 anos. Desde então é a mesma equipa que ainda hoje cuida da manutenção ecológica da fauna e da flora daquele espaço protegido. O clima húmido e quente da estufa do Jardim das Borboletas é o habitat ideal para muitos parasitas. Estes não podem ser eliminados com produtos químicos, sob risco de prejudicar as borboletas. Assim, a equipa resolveu recorrer a predadores naturais que eliminam esses organismos nefastos eficazmente, embora mais demoradamente do que um produto industrial.

O local dispõe igualmente de uma loja de recordações em torno de todo o maravilhoso mundo das borboletas. O Jardim das Borboletas fica situado na route de Trèves, em Grevenmacher e está aberto ao público diariamente, das 9h30 às 17h (até 15 de Outubro). Pode contactar o Jardim das Borboletas pelo e-mail bmstm@pt.lu ou em www.papillons.lu , na internet.

José Luís Correia (in Contacto, 02.04.2008)

Sem comentários: