Em Grevenmacher, existe um lugar muito especial
Já alguma vez visitou
o país das borboletas?
o país das borboletas?
As andorinhas chegam com a Primavera, mas no Luxemburgo são as borboletas que fazem sensação. E que melhor lugar para observar as suas asas coloridas e brilhantes, os seus voos majestosos e encantadores do que o Jardim das Borboletas, em Grevenmacher, que reabriu ao público a 21 de Março.
Quando entram no Jardim das Borboletas, o que cativa desde logo os visitantes são as 250 plantas e as dezenas de espécies de "lepidópteros" (nome científico deste insecto) que voam em liberdade pela estufa, alimentando-se alegremente do néctar das flores.
Baseando-se na ideia que o inglês Robert Goodey tivera no séc. XIX quando criou uma estufa onde deixava em liberdade diferentes espécies de mariposas (o outro nome pelo qual é conhecida a borboleta) para o belo prazer de nobres e burgueses da época, um projecto semelhante nasceu em Grevenmacher há 19 anos. Desde então é a mesma equipa que ainda hoje cuida da manutenção ecológica da fauna e da flora daquele espaço protegido. O clima húmido e quente da estufa do Jardim das Borboletas é o habitat ideal para muitos parasitas. Estes não podem ser eliminados com produtos químicos, sob risco de prejudicar as borboletas. Assim, a equipa resolveu recorrer a predadores naturais que eliminam esses organismos nefastos eficazmente, embora mais demoradamente do que um produto industrial.
O local dispõe igualmente de uma loja de recordações em torno de todo o maravilhoso mundo das borboletas. O Jardim das Borboletas fica situado na route de Trèves, em Grevenmacher e está aberto ao público diariamente, das 9h30 às 17h (até 15 de Outubro). Pode contactar o Jardim das Borboletas pelo e-mail bmstm@pt.lu ou em www.papillons.lu , na internet.
José Luís Correia (in Contacto, 02.04.2008)
Sem comentários:
Enviar um comentário