sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 16 de junho de 2005

Jornal CONTACTO galardoado com Placa de Mérito das Comunidades Portuguesas

(Da esq. p/ a dta.) Álvaro Cruz, correspondente desportivo do CONTACTO, Pe.Belmiro, editorialista do CONTACTO, Paul Zimmer, director-geral da ISP, o secretário de Estado, José Lello, Natália Morais, correctora/tradutora do CONTACTO, José Luís Correia, redactor no CONTACTO, com a Placa de Mérito atribuída ao nosso jornal,Manuela Geraldes, secretária do CONTACTO e Gaston Roderes, chefe de Redacção do nosso jornal Fotos: M. Dias
No passado domingo, dia 11 de Junho, teve lugar no Cercle Municipal, na Place d'Armes da capital, uma cerimónia para assinalar o "10 de Junho - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas", na presença do secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Lello, do embaixador de Portugal, Paulo Couto Barbosa, do cônsul-geral, Mário Damas Nunes, do vice-cônsul, António Martins Antunes, do deputado Paulo Pisco, do conselheiro social e cultural da Embaixada, Rui Dias Costa, e do chefe dos Serviços Sociais do Conulado, José Araújo.

Depois de passar por Hanover e Bruxelas, José Lello deslocou-se ao Luxemburgo por ocasião deste "10 de Junho" para homenagear três instituições, "pelo seu trabalho para a boa integração da comunidade portuguesa no Luxemburgo", com a Placa de Mérito das Comunidades Portuguesas. Um dos galardoados foi o nosso jornal, pelo seu 30° aniversário.

Paul Zimmer, director-geral da Imprimerie Saint-Paul, editor do CONTACTO, recebeu o galardão das mãos do secretário de Estado.

José Lello homenageou ainda o Grupo Desportivo "Os Lusitanos" pelos seus 25 anos (comemorados em 1999), na pessoa do seu presidente demissionário António Cerqueira, e o Centro de Apoio Social e Associativo (CASA) pelos seus 20 anos, representado pelo seu presidente José Ferreira Trindade.

Recebeu ainda a Menção Honrosa do Prémio Camões, a autora Maria Teresa Pimentel.

Depois da alocução de boas-vindas do cônsul-geral Damas Nunes, realizou-se um pequeno recital com os pianistas Adriano Jordão, conhecido artista vindo de Portugal e o jovem Michel Lopes, residente no Luxemburgo.

Michel Lopes começou por interpretar uma obra de Franz Liszt, a "Primeira balada em ré bemol maior", enquanto Jordão interpretou a "Fantasia Triunfal" de Louis Gottschalk. Esta obra é "uma fantasia, são variações sobre o hino nacional brasileiro", como explicou o próprio Jordão ao público, "já que estamos a comemorar os 500 anos do Descobrimento do Brasil", disse ainda. Depois, as duas gerações, interpretaram uma obra de Ravel, a quatro mãos.

Seguiu-se a actuação da jovem cantora Raquel Barreira, que acompanhada pelos seus dois guitarristas interpretou dois temas: o já célebre "Menino de sua mãe", poema de Fernando Pessoa musicado por Thierry Kinsch e um original do seu primeiro álbum em preparação, "Sete Colinas", com letra da cantora e música de Kinsch.

José Lello declarou-se muito satisfeito ter vindo celebrar com a comunidade portugesa do Luxemburgo, esta festa do 10 de Junho, declarando que, graças às comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo , "a nação portuguesa não tem fronteiras". Lello, evocou ainda o drama de Wasserbillig de há algumas semanas, "um dia de grande dor para a comunidade portuguesa".

O secretário de Estado teve ainda a oportunidade de se encontrar com representantes da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo, CCPL e do seu Grupo de Acção Jovem GAJ. Esta cerimónia terminou com um cocktail oferecido ao público presente.

JLC 
in CONTACTO, 16/06/2000

Sem comentários: