sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

NASA descobre planeta-oceano na Constelação de Ophiuchus (Serpente)


A NASA descobriu na terça-feira um novo tipo de planeta, composto em grande parte por água e com uma leve atmosfera de vapor, podendo assim ser considerado um planeta-oceano.

O exoplaneta, denominado GJ1214b, foi descoberto em 2009 pelo telescópio espacial Hubble, está situado a 40 anos luz da Terra, tem um órbita de 38 horas em volta de uma anã vermelha (Gliese-Jarheiss 1214), e desde a Terra pode ser avistado na Constelação de Ophiuchus (Serpente ou Serpentário). O planeta tem uma temperatura estimada de 232 graus Celsius, tem 2,7 vezes o tamanho do nosso planeta e sete vezes o seu peso, sendo assim considerado uma "super-Terra". É, no entanto, mais pequeno que Neptuno, por exemplo (ver imagem).

As medições e observações da passagem de Gliese J1214b diante do seu sol permitiram mostrar que a luz da estrela era filtrada através da atmosfera do planeta, composta de vapor. Na realidade, uma nuvem de gases envolve totalmente o planeta. 

Os cientistas calcularam depois a densidade do planeta a partir de sua massa e tamanho, e concluiram que este dever ter "muito mais água do que a Terra e muito menos rocha", no que pode ser considerado um planeta-oceano.

Um planeta com estas características é algo há muito imaginado pelos autores de ficção-científica mas até agora nunca avistado.

No nosso sistema solar existem apenas três tipos de planetas: 

- rochosos (telúricos): Mercúrio, Vénus, Terra e Marte
- gigantes gasosos: Júpiter e Saturno
- gigantes gelados: Urano e Netuno

Sem comentários: