sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

domingo, 6 de novembro de 2011

NASA avisa: Asteróide de grandes dimensões passa esta terça-feira (8 de Novembro 2011) perto da Terra. Sem riscos de colisão com a Terra ou com a Lua



Um enorme asteróide vai passar perto da Terra nesta terça-feira, uma aproximação rara que não representa risco de impacto para o planeta. O asteróide 2005 YU55 tem 400 metros de largura e vai aproximar-se da Terra mais do que a Lua, que se situa a 325 mil km de distância.

O asteroide deverá passar perto da Terra cerca das 18h28 (hora do Luxemburgo, GMT +1) de terça-feira.

A aproximação será a maior de um asteróide deste tamanho em mais de 30 anos e um evento similar não voltará a ocorrer até 2028. Apesar desta "curta" distância, o asteróide não será visível a olho nu, para avistá-lo é necessário um telescópio com uma lente de mais de 15 cm.

O 2005 YU55 é um asteróide de classe C (escuro e bastante poroso) e foi descoberto em 2005 por Robert McMillan, do projecto Spacewatch, um grupo de cientistas que observa o sistema solar desde Tucson (Arizona). Este asteróide faz parte de um conjunto de 1.262 asteróides considerados grandes, com mais de 150 metros de largura, e que a Nasa qualifica como potencialmente perigosos.

A passagem mais próxima de um asteróide junto à Terra está previsto acontecer em 2094, a uma distância de 269 mil km.

Fonte: NASA e AFP


Sem comentários: