sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Filme anónimo do You Tube distinguido com prémio de jornalismo

Um prémio de jornalismo foi atribuído hoje a um anónimo que filmou e publicou no You Tube as imagens de uma iraniana (na foto) agonizante numa rua de Teerão, depois de esta ter participado numa manifestação contra o regime em Junho de 2009.

A universidade de Long Island, no estado de Nova Iorque, atribuiu o prémio George Polk 2009 ao autor das imagens da morte de Neda Agha-Soltan (na foto), uma jovem de 26 anos que morreu na rua em Junho do ano passado, atingida a tiro durante uma manifestação contra o regime de Mahmoud Ahmadinejad.

Estas imagens deram à volta ao mundo depois de terem sido colocadas no You Tube.

Segundo o júri do Prémio George Polk, o vídeo foi visto por milhões de pessoas e "tornou-se um ícone da resistência iraniana". O júri admitiu desconhecer o autor do filme mas assegura que este "tem valor jornalístico".

Para os dinamizadores deste prémio esta distinção prova que "hoje em dia, um espectador corajoso com um telemóvel com câmara pode utilizar os sites de partilha de vídeos e as redes sociais para difundir informação”.

O vídeo foi mostrado na CNN, mas aviso as pessoas mais sensíveis de que as imagens podem chocar: ver filme aqui

Sem comentários: