sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Dançando com Vitkine

"Dancing around John's Bath", de Yaël Vitkine (Bouadi & Hochberg Publishers, 1963).

Sinopse
"Dançando em volta do banho de John" (poderia ser o título em português), que mais não é do que um longo diálogo, sem discurso indirecto nem narrador, conta a história de Eva, uma jovem sueca que chega a Nova Iorque nos anos 60 à procura do seu meio-irmão e acaba por envolver-se em histórias de sexo e álcool, das quais um jovem médico vai querer resgatá-la. Mas será possível salvar alguém que não quer ser salva?

Breve bio
É impossível não nos apaixonarmos pela personagem principal deste "romance" e pela história de vida real da escritora, tão intrinsecamente ligadas, as histórias e as duas mulheres. Uma biografia não assumida?
A autora nasceu na Terra Santa, em 1935. Os pais, ambos actores e dramaturgos, emigraram da Ucrânia para a então Palestina, em 1925. Em 1953, renegando a sua herança dramatúrgica paterna, Yaël casa e segue o marido até Nova Iorque. Forma-se em jornalismo e torna-se correspondente para um diário israelita. Após várias tentativas falhadas de escrever um verdadeiro romance, a jovem escritora consegue vender várias peças de teatro sob o pseudónimo de Sam Greene. É sob este nome que fará sucesso na Broadway e carreira nos Estados Unidos. Reconciliada com os seus pais, a autora vive hoje em Telavive.

Outras referencias à autora neste site

Sem comentários: