Anuladas buscas feitas em jornal português no Luxemburgo
12.05.2009, Ana Cristina Pereira, jornal Público
As autoridades luxemburguesas voltaram atrás no caso que envolve o Contacto, o maior jornal de língua portuguesa no Luxemburgo. "O juiz mandou anular o mandado de buscas [executado na quinta-feira] e pediu aos polícias para devolverem o material apreendido: o bloco de notas, o CD-Rom e o ficheiro [digital]", revelou o chefe de redacção, José Luís Correia.
Na origem da polémica está uma reportagem publicada a 17 de Dezembro. Nela o jornalista Domingos Martins relata a história de um rapaz de 16 anos e a história de uma rapariga agora com 18 anos, ambos retirados aos familiares e internados em instituições belgas.
O Ministério Público acusa o semanário de identificar o rapaz. Contra o jornal há também uma queixa de difamação apresentada por um assistente social.
O Conselho de Imprensa e a organização Repórteres sem Fronteiras reagiram de imediato ao mandado. Um fala em abuso à liberdade de imprensa. A outra questiona "a desproporção dos meios empregues". Confiscar o material de reportagem parece-lhe "totalmente inaceitável".
Ler o artigo aqui
Sem comentários:
Enviar um comentário