sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Agência Lusa: Luxemburgo: Anuladas buscas em jornal português, jornalista ouvido sexta-feira em tribunal

Luxemburgo: Anuladas buscas em jornal português, jornalista ouvido sexta-feira em tribunal

Lisboa, 14 Mai (Lusa) - As buscas realizadas pela polícia na redacção do Contacto, semanário português do Luxemburgo, foram anuladas, mas um dos jornalistas irá sexta-feira a tribunal devido a duas queixas que foram apresentadas, disse hoje à Lusa fonte do jornal.

"As buscas foram anuladas na segunda-feira pelo mesmo juiz de instrução que permitiu que estas fossem realizadas e, neste mesmo dia à tarde, um agente da polícia judiciária veio devolver o material que havia sido apreendido, mas entretanto, não sabemos se foi feito alguma cópia deste material", disse à Agência Lusa o chefe de redacção do jornal Contacto, José Luís Correia.

Dois polícias, acompanhados por um técnico em informática, estiveram na quinta-feira passada na redacção do Contacto, de onde levaram um bloco com notas de reportagem e o ficheiro de um computador.

Segundo José Luís Correia, inicialmente os dois agentes informaram que o Contacto tinha violado a Lei de Imprensa ao divulgar nomes de dois menores numa reportagem publicada em Dezembro, relativamente aos casos de uma rapariga e um rapaz retirados à respectivas famílias e colocados num internato.

"Nós pedimos a intervenção do conselho de imprensa, que é o órgão regulador dos jornalistas aqui no Luxemburgo e eles intervieram na sexta-feira passada junto do Procurador do Estado e junto do Ministério da Justiça sobre a ilegalidade das buscas", referiu o chefe de redacção.

"Entre quinta e segunda-feira houve uma grande mobilização da opinião pública, a nível europeu houve uma reacção dos Repórteres Sem Fronteiras, houve uma reacção da Federação Internacional dos Jornalistas. Não sei se foi pela pressão da opinião pública ou dos seus superiores o que levou o juiz de instrução a anular as buscas", disse.

Segundo José Luís Correia, o jornalista Domingos Martins - que escreveu a reportagem - vai apresentar-se ao tribunal na sexta-feira, pois ainda há duas queixas sobre o caso.

As queixas são do assistente social envolvido no caso - por alegada "difamação e calúnia" - e outra, que ainda não ficou claro por quem foi interposta, por violar a Lei de Imprensa ao divulgar nomes de dois menores.

"Ainda iremos decidir se vamos exigir que as responsabilidades sejam apuradas sobre a busca ilegal que ocorreu na nossa redacção", disse José Luís Correia.

O chefe de redacção disse à Lusa que esta acção da polícia luxemburguesa, além de pôr em causa a protecção das fontes, é "desproporcionada" face à reportagem em causa.

O chefe de redacção do Contacto alegou que a lei de imprensa luxemburguesa proíbe buscas em redacções e no domicílio dos jornalistas, excepto em caso de tráfico de estupefacientes, terrorismo, branqueamento de dinheiro ou risco para a segurança do Estado, assuntos que nada têm a ver com a reportagem.

in Lusa

Sem comentários: