sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Coreógrafa e bailarina Né Barros, 08.01.2009, no 3C-L

Foto: Balleteatro do Porto


Coreógrafa Né Barros traz "Segundo Plano" ao Luxemburgo

A coreógrafa e bailarina portuense Né Barros apresenta quinta-feira, dia 8 de Janeiro, pelas 20h, o espectáculo "Segundo Plano", no Centro de Criação Coreográfica 3C-L, no n°20 A, rue de Strasbourg, na cidade do Luxemburgo.

A peça visa "mostrar as novas abordagens que se fazem na dança contemporânea em Portugal", disse Né Barros ao CONTACTO. A coreógrafa está desde segunda-feira no Grão-Ducado a trabalhar na adaptação da peça para o espaço do 3CL (a peça estreou em Dezembro no Porto). Conhecedora de que há muitos portugueses no Luxemburgo, Né Barros convida-os a comparecerem, até porque a sua obra é, garante, "algo acessível a qualquer pessoa, o público pode mergulhar no universo que criei, a coreografia foi concebida de forma apelativa".

A música é da autoria de Alexandre Soares, ex-GNR (a voz no célebre tema "Portugal na CEE"), ex-Zero (banda de João Loureiro, após a extinção dos Ban) tendo ainda passado pelos Três Tristes Tigres. Soares, que trabalha com Né Barros desde 1999, integra o elenco de artistas que se deslocaram ao Grão-Ducado. O espectáculo conta ainda com quatro bailarinos – Bruno Teixeira, Joana Castro, Pedro Rosa e Sónia Cunha.

O título "Segundo Plano" é emprestado ao mundo cinematográfico, e o espectáculo é, segundo explicou Né Barros, "uma confluência e uma concorrência de planos que constroem a dramaturgia, micro-narrativas em torno de questões como a hierarquização da percepção e o sentido da construção do que é observado, as linhas e lugares ambíguos de primeiro e segundo plano, e o grau de importância das coisas".

Este espectáculo faz parte de uma parceria entre o Balleteatro do Porto, do qual Né Barros é uma das fundadoras, e o Centro 3C-L. Assim, dentro de uma semana será a vez da bailarina e coreógrafa luxemburguesa Sylvia Camarda actuar na cidade invicta.
A entrada é livre para o espectáculo "Segundo Plano", mas aconselha-se reserva de lugar pelo tel. 40 45 69 ou no site do 3C-L (www.danse.lu).

José Luís Correia, in Contacto, 10.01.2009

Sem comentários: