sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Tito Paris este sábado no Conservatório da cidade do Luxemburgo

Tito Paris, o príncipe da música cabo-verdiana

Depois de ter passado pelo Grão-Ducado em 1999 e 2002, o "príncipe da música cabo-verdiana", Tito Paris, regressa para um concerto no Conservatório da cidade do Luxemburgo (n°33, rue Charles Martel), em Merl, este sábado, 11 de Outubro, às 20h, numa iniciativa da PangaeaMusix.

Baterista, baixista, compositor e intérprete, o artista, hoje com 45 anos, mistura harmoniosamente os estilos tradicionais do seu arquipélago, como as mornas, as coladêras e o funaná, com influências da música portuguesa, angolana ou moçambicana, bem como do Brasil e do mundo.

Nascido no Mindelo, na ilha de S. Vicente, em Cabo Verde, o artista instalou-se a partir de 1982 em Lisboa, onde começou por trabalhar com outro célebre músico e compatriota seu, Bana. O seu primeiro álbum saiu em 1985 e desde aí já editou mais seis, tendo actuado em mais de meio milhar de concertos no mundo inteiro, contando ainda numerosas colaborações com artistas dos quatro cantos do planeta.

Segundo a crítica, Tito Paris tornou universal a música cabo-verdiana, sem a descaracterizar. Foi também ele que em 1985 produziu o primeiro álbum de Cesária Évora.

A primeira parte do concerto de Tito Paris é assegurada por Njamy Sitson, artista originário dos Camarões, mas radicado em Augsburgo, na Alemanha, e que é especializado em polifonia e percussão africanas.

Os bilhetes custam 28 euros (cat. A) e 24 euros (cat. B) em pré-venda no site www.luxembourgticket.lu ou no Conservatório da cidade do Luxemurgo, Grande Teatro, Luxembourg City Tourist Office (LCTO), Abadia de Neumünster, Centro das Artes Plurais de Ettelbrück (CAPe) e no Esch City Tourist Office; na noite do espectáculo custarão 30 euros na bilheteira. Mais informações pelo tel. 47 08 95-1 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 18h30) ou no site www.panmusix.org , na internet, ou pelo tel. 661 771 203.

A PangaeaMusix volta a trazer ao Luxemburgo outro artista cabo-verdiano dentro de um mês, desta feita Mário Lúcio, vocalista do lendário grupo Simentera, que a 12 de Novembro actuará, às 20h, na Igreja do St. Esprit, em Cents, na capital.

José Luís Correia, in Contacto, 08.10.2008

Sem comentários: