sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 22 de julho de 2008

26.07.08, 20h00 - Trifolion Echternach: O Fado sensual de Telmo Pires

Telmo Pires, o fadista dos pés descalços

O jovem fadista Telmo Pires actua no Centro Cultural Trifolion de Echternach no sábado, 26 de Julho, às 20h.
O artista costuma apresentar-se de pés descalços no palco, e quem o viu associa-o à postura do toureiro na arena, numa atitude assumidamente sensual e erótica. As suas actuações caracterizam-se por serem verdadeiras performances físicas.
O artista nasceu em Lisboa, e cresceu entre Berlim e Paris, mas foi na Alemanha que começou a carreira artística. Hoje, aos 36 anos, faz parte da nova geração de fadistas portugueses que cantam a canção nacional com paixão e sensualidade, rompendo com o lugar comum do fado triste e melancólico.
As vivências urbanas que foi recolhendo entre Lisboa, Paris e Berlim, as raízes lusitanas que sempre cultivou e as influências dos músicos berlinenses que cruzou produzem um fado único, um "fado ibérico", um "fado-mundo", mesclado de elementos da esfera do jazz, do blues, do tango e do flamenco.
Telmo Pires gravou em 2004 um primeiro trabalho discográfico intitulado "Passos" e, dois anos depois, "Atravez do fado" [SIC], álbum que apresentará no Luxemburgo.

José Luís Correia, in Contacto, 16.07.08

Sem comentários: