sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Belvalplaza 1: contra-relógio até 1 de Outubro

Esch-Belval vai ter complexo
comercial e habitacional
único no país

O novo bairro de Belval está a crescer a grande velocidade entre Esch e Belvaux. Após a Rockhal e o edifício-sede da Dexia-BIL, a próxima grande estrutura a ser inaugurada é o complexo habitacional e comercial Belvalplaza 1 , a 1 de Outubro.

Concluir a construção da "Porte de France" (Porta de França), a avenida de Belval que ficará por cima daquilo que ainda hoje é um gigantesco buraco vazio junto ao túnel que ligará Esch/Alzette à localidade francesa de Micheville, antes de 1 de Outubro, dia da inauguração oficial do centro comercial e habitacional Belvalplaza 1, é o desafio que se coloca aos construtores e promotores do projecto.

No local existe aliás um relógio que conta os dias e as horas que faltam até à grande inauguração.

O complexo Belvalplaza 1 (B1), situado ao lado da Rockhal, dispõe de 91 apartamentos, restando pouco mais de dezena e meia à venda, com preços que variam entre os 185 mil euros para apartamentos com 53m2 e os 350 mil euros para os que têm 94m2. Já o Belvalplaza 2 (B2) abrigará 200 apartamentos e "lofts" que variam entre 25 e 150m2 e cuja pré-venda começa no próximo dia 7 de Abril.

Projectados para lançar no Luxemburgo um novo conceito urbano de habitação, que mistura zona residencial e comercial no mesmo edifício, o B1 e B2 contam na sua globalidade igualmente com um espaço comercial para cerca de 70 lojas.

70 LOJAS E O MAIOR CINEMA DO PAÍS

No B1, já todas as lojas foram arrendadas. Saturn, um dos gigantes alemães do multimédia, vai aí instalar a sua primeira filial no país, com 5.000 m2. Ainda no B1, as Messageries Paul Kraus prevêem abrir uma livraria universitária com dois pisos e uma superfície de 1.150m2, isto, já a pensar nos alunos do futuro Liceu Técnico de Belval e nos estudantes da Universidade do Luxemburgo, que aí construirá algumas das faculdades. A título de comparação, o espaço desta livraria será ligeiramente menor do que os 1.300m2 de que a empresa já dispõe na sua loja "Books & more", em Gasperich.

O grupo alemão de distribuição de produtos electrónicos Media Markt, a livraria Ernster, a sapataria Eden Shoes, a perfumaria Paris XL, as ópticas Pearle Vision (que acabam de comprar as lojas da Optique Steffen) e Alain Afflelou, a loja de acessórios de moda Véritas, o Café Illy, o bar Autre Part ou o salão de cabeleireiros luso-luxemburguês T&M serão outros dos locatários. A T&M disporá igualmente de uma segunda loja no B2.

O B1 acolherá igualmente o complexo cinematográfico do grupo Caramba: sete salas com capacidade para 1.400 espectadores, uma das quais será a maior do país com 615 lugares, prevista, segundo anunciaram os responsáveis, "para as grandes estreias".

O subterrâneo do B1 terá ainda um parque de estacionamento para 1.600 automóveis.

Enquanto o B1 é inaugurado a 1 de Outubro, o B2 deverá estar pronto seis meses depois, na Primavera de 2009. Para o B2 está já prevista a instalação de uma cervejaria "à francesa" e um supermercado com 3.000m2 do grupo belga Delhaize.

UM BAIRRO A CRESCER

Tanto o B1 como o B2 encontram-se nas imediações da estação de Belval. Actualmente é apenas um cais de embarque (Belval-Usines) mas no lugar será edificada uma estrutura com uma arquitectura moderna cujas linhas lembram a Gare do Oriente em Lisboa. Belval terá ainda duas estações: Belval-Lycée e Belvaux-Mairie.

O túnel, baptizado "Central Gate", que ligará a A4 a Micheville, está a ser escavado sob as vias férreas, sem provocar a menor interferência no tráfico ferroviário entre Esch e Belval, numa operação de engenharia civil sem precedentes na história do Luxemburgo, já elogiada pelo ministro das Obras Públicas, Claude Wiseler, que esteve a 13 de Março no local das obras.

Do lado de lá da fronteira, as autoridades comunais francesas aguardam a "luz verde" e o orçamento apropriado do Governo francês para ligarem a rede rodoviária lorena à luxemburguesa.

Entre o B1 e o edifício-sede da Dexia, os altos fornos vão transformar-se em museu para acolher o Centro Nacional da Cultura Industrial (CNCI). Nas imediações ficará o Belval Square, uma zona mista com lojas e habitações que deverá incluir um hotel, mas também o novo edifício dos arquivos do Estado (29 mil m2), além de um edifício administrativo público (6 mil m2), o novo liceu, uma escola primária e as faculdades. Na zona norte, ficará a zona habitacional "Square Mile" e a zona verde do parque de Belval. Prevê-se que em 2013 o novo bairro de Belval conte 6 mil moradores e 25 mil trabalhadores.

José Luís Correia (in Contacto, 02.04.08)

Sem comentários: