sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Um filmezinho de...

Hoje bateu uma saudade do fabuloso e visionário Mário Viegas e dos seus "filmezinhos", aqueles que a RTP2 difundia no fim dos anos 80, escondidos no meio da programação, como que um pouco apreensiva do "humor especial" do actor em plena grande époque de "hermanias". Eram feitos com poucos meios e muito talento para um país que sempre preferiu piadas revisteiras. Felizmente, hoje apareceu o Gato Fedorento, mas isso é matéria para um post posterior...

Outros mundos
Porque pensei no Mário Viegas? Porque descobri um pequeno mundo onde podemos ser todos mários viegas sem medo de sermos censurados pela extremosa televisão pública.
Como já deu para reparar nos últimos posts, o encontro de bloggers mostrou-me o acesso a outros mundos. E, sem nunca ter a pretensão de ser pioneiro em coisa alguma, posiciono-me em tudo com alguma modéstia, espírito aberto, embora por vezes, com a sensação que descubro a pólvora já depois da batalha ter terminado :-?
Não obstante e armando-me apenas com a minha curiosidade, fiz-me à teia global e em catanadas sucessivas desbravei em linha novos territórios.
Os últimos mundos que explorei foram, além do Second Life, do Universo Entropia e das GuildWars - de que aqui voltarei a falar com mais tempo -, o YouTube.

Filma-te a ti próprio!
No site YouTube-Broadcast Yourself, como o próprio nome indica, cada um pode filmar-se a si próprio com uma máquina de filmar, fotográfica ou telemóvel. As estórias que encena, vive ou presencia. Depois, é só descarregar no site.
Uma rápida incursão de neófito permite perceber que se pode encontrar de tudo. Desde excertos de filmes dos anos 40 a filmagens vídeo de aniversários caseiros, passando por videoclips esquecidos, raridades, fenómenos, catastrófes naturais, forças da natureza, brigas de gatos, acidentes de skate, luta de loiras na lama, deslizes da tv, trailers, episódios-pilotos de séries, cenas censuradas ou cortadas de filmes, etc.
Mas também, claro, muito lixo visual, à semelhança daquele tipo que filma a maneira como lava os dentes, ou o que faz um strip para a namorada, e ainda a prima de não sei quem que se mostra como uma cheerleader se deve pentear, passando as experiências com diet coke e menthos, clips de garagem de pseudo-artistas que não deviam cantar nem no chuveiro, etcêtera e tal.
E como baú de surpresas audiovisuais que é, não dispensa um controlo diário aos conteúdos por webmasters, mas que pode ser feito inclusive por aviso dos "tubonautas" através de um simples clique, caso contrário poder-se-ia rapidamente transformar em caixa de pandora. O que agradaria, por certo, aos velhos do restelo que vêem na net apenas um antro de perversões e a porta última que conduz a todos os infernos.
A mim tem-me proporcionado serões de delícia e deriva virtual. Além de ter finalmente encontrado o teledisco da Jeanette com o seu belissimo "Porque te vas", todos os dias deixo-me surpreender e maravilhar por algo.
Hoje, assisti ao espectáculo de um virtuoso da imaginação e da montagem, com muita paciência, dedicação e perseverança elaborou uma música para piano e bateria sem saber tocar qualquer um destes instrumentos (vale a pena ver até ao fim).

Nobody's watching

Como criança e adolescente que cresceu à frente da televisão portuguesa nos anos 80, confesso a minha dependência por séries norte-americanas. No YouTube fui descobrir um pseudo-reality show sit-com intitulado "Nobody's Watching" que brinca com estes dois conceitos, sendo, no entanto, o segundo. É conduzido por dois rapazolas, que nos fazem desde o primeiro episódio pensar no saudoso mas demasiado eighties "Wayne's World". Aconselho-vos a seguir as suas aventuras...

MadV

Um palavra de admiração para o MadV, ilusionista talentoso de primeiras águas, que filma os truques mais espantosos num simples recanto do seu quarto, armado de um câmara de computador, uma máscara enigmática, música electrónica e muita simplicidade. É mágico!

O YouTube permite inclusive descarregar os videos para blogs, como aqui fiz anteriormente, e muitos blogs não são mais do que sucessivos filmezinhos - são, por isso, chamados video-logs ou vlogs.

Procurei, procurei, mas nada... O assombro do site inane... Claro que ninguém ainda se lembrara de descarregar no YouTube os filmezinhos do Mário Viegas. Nem os fãs, que por ventura, tivessem na época gravado episódios, nem a RêTêPê, que prefere guardar essas preciosidades no seu labirinto de arquivos. Nem sei se esta os passa na RTP Memória. Espero que ao menos isso. Mas aqui fazes, com certeza, muito falta, Mário!

2 comentários:

Voyages en Suspens disse...

adorei cria cuervos e essa extraordinária canção porque te vas
que bom voltar a escuta-la

Anónimo disse...

intiresno muito, obrigado