sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
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cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Lata Gouveia, um português filho adoptivo do folk

É preciso ter lata para vingar na música com um nome artistico como Lata Gouveia. Para mais no mundo restrito da folk americana, onde Lata soube ser acolhido, depois adoptado como filho espiritual do Oklahoma e do Texas.  

O artista português de 36 anos reside no Luxemburgo desde 2010, depois de uma viagem iniciática musical que o levou do Grão-Ducado a Londres, Lisboa, Oklahoma e Texas. Hoje a sua música está impregnada com o pó da mítica Estrada 66 e das rotas do rock. Ao fim de quase vinte anos, regressou às terras grã-ducais, onde se prepara para lançar um novo álbum de originais.

O artista é um dos dois concorrentes portugueses ao Purple Idols (ver texto infra). 

De seu nome verdadeiro Hugo Gouveia, o artista explica ao CONTACTO que não é um novo talento nem "artista de concursos".

"Ando nisto há muito tempo, não sou artista de concursos. Se participo neste, é porque fui convidado pela organização, que me pareceu séria. Vou aproveitar para promover o meu novo álbum ‘Radio Nights’, que sai em Abril", diz. O álbum é um cocktail sábio de 11 músicas folk rock.

Como é que um português chega a este som? Para isso é preciso perceber a viagem iniciática de Lata Gouveia.

Lata nasce em Lisboa, vive a sua infância no Grão-Ducado, mas a sua vida artística começa aos 17 anos, na década de 90, durante a qual forma várias bandas em Londres, de blues, rock, pop e reggae. Ali, chega a gravar um CD, produzido por Paul Lennon, em 1997. Foi estudar para Inglaterra, depois de ter frequentando a Escola Europeia no Luxemburgo, nos bancos da qual cruzou, recorda, Brian Molko, o vocalista dos Placebo, "ele era uns anos mais velho", que pouco antes também seguira para Londres. Forma-se em Economia e Negócios, durante algum tempo chega mesmo a usar "fatinho e gravata", ri-se hoje, numa agência financeira da City, o bairro financeiro da capital londrina. "Era um bom emprego, bem pago, mas quando me ofereceram uma promoção e mais responsabilidades, senti que estava a ficar preso e larguei tudo", recorda. O apelo da música era mais forte.

Dos Lata Dog à carreira a solo como Lata Gouveia 

Contrariando o pai, funcionário europeu que preferia vê-lo seguir "uma carreira estável", deixa o emprego e insiste na vocação musical, que o leva de volta a Lisboa. Aquele que ainda se chamava Hugo é convidado por Luís Galvão Teles, que também residiu no Luxemburgo, para compôr a banda sonora do filme "Tudo Isto É Fado" (2003). Volta a formar uma banda, desta vez de reggae-pop, os Lata Dog, que chegam a granjear algum sucesso. Cruza muitos nomes do mundo da música em Portugal, mas disso não guarda boas recordações.

"Nas rádios, só tem 'airplay' [lista de músicas que passam no ar, n.d.R.] quem se submete às leis dessas rádios, e só vinga no mundo da música quem tem cunhas. Vivi no Luxemburgo, depois em Londres, não estava habituado a trabalhar dessa forma. Fiquei muito desiludido", confia.

Os Lata Dog gravam um álbum, “Lead the Way” (2004) e fazem uma digressão por Portugal, Espanha, Escandinávia e Reino Unido, acompanhando os Primitive Reason. A coisa parece bem encaminhada, mas a editora falha na distribuição do álbum e este não chega às lojas. Além disso, uma grande rádio nacional retira o apoio à banda porque esta recusa actuar "de borla" num dos eventos da estação. Estes reveses minam o futuro da banda e o moral do cantor. Mas da experiência lusa, fica-lhe o nome artístico, Lata Gouveia, pelo qual passa a responder nos palcos.

Decepcionado com o país e a cena musical lusa, que considera “viciada”, regressa em 2005 para Londres, para apostar numa carreira a solo.

“Pus-me a fazer o que gosto de fazer, escrever e compôr. Gravei uns temas folk, o álbum chamou-se ‘Dead Time’, porque era um tempo morto mesmo. Publiquei as canções no MySpace e um dia, um velhote americano, Rocky Frisco, enviou-me uma mensagem a dizer que gostava da minha música. Quando 'googlei' o nome, descobri que era uma lenda viva e o pianista do meu ídolo musical, J.J. Cale", recorda com emoção.

Os anos americanos

Rocky Frisco convida-o em 2007 para actuar em Tulsa (Oklahoma), onde cruza nomes famosos do blues, folk, rock&roll, country e do jazz. Passa três ou quatro anos a viver e a trabalhar entre o Oklahoma, o Texas e Londres, onde mantem a residência oficial.

Aprende "o som de Tulsa", estilo que influenciou gerações inteiras de músicos como Eric Clapton, Marc Knopfler, Elton John, George Harrison ou Joe Cocker, adopta o "Red Dirt" (mistura de country e rock&roll), percorre as rotas do rock e passa a viver como um verdadeiro songwriter americano, a actuar em salas de bowling, cafés de motoqueiros à beira da mítica Estrada 66, mas também em salas e festivais mais conhecidos.

Em Austin (Texas), grava o álbum "Road US 75", com a Captiva Records. Um ano depois, em 2009, realiza um documentário, com Matthew Lochman, em estilo de road-movie, intitulado “Red Dirt: Songs from the dust”, como um testemunho dos seus “anos americanos” (reddirtdoc.wordpress.com/), filme que foi premiado num festival do Oklahoma. Naquele estado, Lata é mesmo considerado um filho adoptivo, sendo convidado no Verão de 2011 a ser o cabeça-de-cartaz do famoso "Red Dirt Off Route 66 Tour", numa altura em que já não vivia nos EUA.

No Outono de 2010, por motivos de saúde, regressa ao Luxemburgo, onde os pais ainda viviam. A estabilidade do país e o modelo social luxemburguês fazem-no ficar por cá. Hoje trabalha na produção de filmes e a música preenche-lhe o resto dos dias. Em dois anos fez-se conhecer no circuito dos concertos, o que o levou a trabalhar com a melhor prata da casa. A fama e o sucesso junto do público e dos profissionais da música fizeram com que fosse convidado em 2011 para fazer a primeira parte do concerto de Ayo, na Rockhal, e em Abril deste ano regressou à mesma sala para assegurar a primeira parte do espectáculo de Charlie Winston.

"O mundo da música é profissional no Luxemburgo, as pessoas cumprem o que prometem e respeitam os contratos. A cena musical luxemburguesa não está viciada, como noutros países", diz Lata. O Liquid, famoso bar do Grund, que é um dos seus "poisos" preferidos, como cliente e como artista, não hesita em qualificá-lo no seu site como "o melhor songwriter de música country actualmente a viver no Luxemburgo".

A banda de Lata Gouveia (voz, harmónica, guitarra), é composta por Daniela Kruger (baixo), Paul Porcelli (guitarra/bandolim) e William Bur (bateria). Algumas das canções podem ser ouvidas na sua página oficial em www.lata-gouveia.com, com um link na sua página Facebook, ou no seu canal no Youtube.

Os próximos concertos de Lata Gouveia são: 18 de Janeiro, Purple Lounge, Casino 2000, (Mondorf-les-bains, ver caixa infra); 26 de Janeiro, The Pyg (Clausen); 2 de Fevereiro, Liquid (Grund); 9 de Fevereiro, Little Woodstock (Ernzen); 9 de Março, Maniac Bar (Waldbredimus); 14 de Março, Liquid; 22 de Março, Ancien Cinéma (Vianden).


Lata é uma das duas participações lusas nos Purple Idols, 
do Casino de Mondorf, a 17 e 18 de Janeiro

Lata Gouveia e a banda Hopesound (estes últimos foram entrevistados em Dezembro pelo CONTACTO) são as duas participações portuguesas na terceira edição do concurso de talentos “Purple Idols”.

As meias-finais, com os oito artistas que passaram a fase de pré-selecção no mês passado, decorrem a 17 e 18 de Janeiro, no Casino 2000, em Mondorf-les-bains. Os Hopesound actuam dia 17, às 22h. Lata Gouveia passa pelo palco no dia 18, às 22h30. Cada um tem meia-hora para convencer o júri e o público.

Os lugares são limitados, por isso, o Casino propõe duas fórmulas: os bilhetes custam 20 euros, se reservados previamente, pelo tel. 23 61 14 20 (Casino), e a partir das 20h, a entrada é gratuita, para quem aparecer por lá.

José Luís Correia
in CONTACTO, 09/01/2013

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