sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Um mergulho no vazio dos 39 mil metros



O pára-quedista austríaco Felix Baumgartner tornou-se no domingo, 14 de Outubro de 2012, o primeiro homem a saltar em queda livre dos 39 mil metros de altitude, ultrapassando a barreira do som. Durante o salto, o austríaco, de 43 anos, atingiu a velocidade máxima de 1341,9 km/h, ultrapassando 1,24 vezes a barreira do som. Com este salto supersónico , bateu também o recorde do salto mais alto de sempre, pulverizando o recorde estabelecido em 1960 por Joseph Kittinger, que tinha saltado dos 31 mil metros. Kittinger foi, 52 anos depois e hoje com 83 anos, o contacto rádio na Terra durante o salto de Felix. O austríaco saltou de uma cápsula levada por um balão à estratosfera, numa subida que levou 2h30min. Depois, abriu a escotilha e saltou. Um mergulho no vazio que demorou cerca de 10 minutos, dos quais 4m20s em queda livre, sobre Roswell e o deserto do Novo México, nos EUA. O austríaco abriu finalmente o seu pára-quedas a 1.500 metros do solo. Ileso e já em terra firme, Felix afirmou querer “inspirar a próxima geração” com este feito. Mais de oito milhões de pessoas viram o salto pelo Youtube, onde a proeza foi transmitida em directo na página da Red Bull, que patrocinou o projecto.    

Sem comentários: