sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Big Bang segundo o cosmólogo português João Magueijo



... ou como um alentejano ousou pôr em causa a célebre fórmula E=mc2 de Albert Einstein.
__________

João Magueijo nasceu em Évora, em 1967. Magueijo integra o Grupo de Física Teórica do Imperial College, em Londres e é autor da polémica Teoria da Velocidade Variável da Luz (VSL, Varying Speed of Light).


João Magueijo licenciou-se em Física na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e mudou-se para Cambridge, em Inglaterra. Assegurou uma bolsa do Trinity College para fazer o mestrado e o doutoramento em Cambridge, onde acabou por permanecer como investigador mas desta feita no St. John's College.

Desenvolveu trabalho de investigação no St. John College, na Universidade de Cambridge.

Aos 11 anos o pai ofereceu-lhe um livro escrito por Albert Einstein e Leopold Infeld, o qual revolucionou sua vida, confiou em várias entrevistas.

É autor de uma teoria que põe em causa a premissa mais básica da Teoria da Relatividade de Einstein (E=mc2): a de que a velocidade da luz (300 mil km/segundo) no vácuo é sempre constante. O português ousou pôr em causa um dos pilares da Física moderna ao afirmar que a velocidade da luz nem sempre foi constante, questionando um dos pressupostos da Teoria da Relatividade formulada por Einstein, precisamente o postulado de que a velocidade da luz é imutável.

A sua teoria também lança uma nova explicação sobre o nascimento do universo, estando mais perto da "velhinha" Teoria do Big Bang do que da recente Teoria da Inflação Cósmica, o que lhe valeu as iras da comunidade científica que recentemente tinha aderido a esta última teoria.

Magueijo explica a sua luta para impor as suas ideias no livro "Faster Than The Speed of Light, The Story of a Scientific Speculation" (2003). Em 13 de Maio de 2008, o canal britânico Science deu-lhe a oportunidade de gravar um programa (que aqui postamos) para vulgarizar a sua teoria junto de um público mais leigo.

Presentemente lecciona Física Teórica no Imperial College de Londres.

Sem comentários: