sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Não se engane no sapatinho!

Sugestões de prendas de Natal:

Para os amigos altruístas: Apadrinhe em nome de um amigo os asilos de animais de Gasperich ou de Esch/Alzette, ou uma associação de solidariedade. Basta enviar um cheque ou depositar a quantia na conta de uma dessas instituições com um valor determinado mas no nome do seu amigo. Esse tipo de instituições agradecem sempre, por carta, todas as ajudas financeiras. A carta que receber, mete-a por sua vez num envelope para dar no dia de Natal ao seu amigo. É a única forma de saber se o seu amigo é mesmo sincero quando se insurge contra o mercantilismo selvagem do Natal e vitupera contra quem gasta dinheiro em prendas fúteis e materialistas. Para si, o presente é, além disso, deduzível nos impostos! Dois em um!

Para os amigos egoístas: Ofereça um iPad! Segundo um estudo feito a 20 mil pessoas pela revista Wired, considerada a bíblia tecnológica da Silicon Valley, os proprietários do mais recente brinquedo tecnológico da Apple são considerados "egoístas", "elitistas", "sofisticados" e "gozando de condições financeiramente confortáveis". Ou seja, em época de crise generalizada, os outros vêem com maus olhos que lhes acene com a sua nova extravagância de 700 euros. Se não se importa com invejas alheias, faz bem, e em vez de oferecer um iPad, compre um para si!

Para a pessoa amada: Oferecer cassetes com compilações está fora de moda, não está? Então faça um upgrade desta ideia dos eighties. Ofereça um iPod à pessoa amada com uma compilação de canções que marcaram este ano ou o tempo que já passaram juntos. Pode até incluir poemas ou mensagens de amor entre as músicas, evocando a que momento se refere a canção e o que representou para si ou para ambos. É uma prenda tecnológica, e íntima ao mesmo tempo. Dois em um! Natal romântico assegurado. Se já comprou prenda, pode usar esta dica para daqui a dois meses, no S. Valentim.

Nota Bene: Não convem é enganar-se ao colocar as prendas no sapatinho, pode dar azo a confusões. Imagine que oferece um iPad à sua namorada. Ora se ela sabe que você é o geek infomático lá em casa e que ela não percebe nada de tecnologia, é como se se estivesse a oferecer uma prenda a si mesmo. Passa por egoísta, avarento e a consoada pode tornar-se bera. Pior ainda se oferecer um iPod com mensagens de amor a um amigo seu. Natal dúbio em perspectiva.

José Luís Correia
in CONTACTO (22.12.2010)

Sem comentários: