sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

domingo, 29 de novembro de 2009

pó dos livros

Biblioteca Nacional do Luxemburgo, Sala dos Periódicos, 19.11.2009, 14h45

Duas cabeças grisalhas inclinadas sobre os jornais do dia nem dão pelo esplendor desta sala em abóboda nas traseiras do que é hoje a Biblioteca Nacional do Luxemburgo, mas que começou por ser há quase quatro séculos um colégio jesuíta. Querem ler o seu jornalinho sossegados, longe dos barulhos dos cafés e do frio luxemburguês que assola nesta época do ano os bancos dos jardins.

O silêncio é sepulcral. E terapêutico.

Pelas quatro amplas janelas em arco avista-se o pátio interior do edifício, o que devia ter sido outrora o antigo claustro. De onde chegam agora ruídos ensurdecedores de um martelo pneumático, apenas filtrado pela vidraça dupla. Mal este se cala, é um balde de pedras que cai do alto do andaime com grande estrondo nas lajes de pedra. Um trabalhador solta um "foda-se!" O outro responde-lhe lá para cima: "Caralho!"

Os velhos, absortos, não despregam os olhos das páginas dos jornais. Mas bufam.

Leio um artigo numa recente edição do Land sobre a imigração portuguesa. São já mais de 80 mil, escreve a Josée Hansen. Gosto do seu "golpe de lápis" (coup de crayon). Devem rondar os 85 a 90 mil, isso sim. Mas o Statec está sempre aquém da realidade, até porque muitos portugueses antes de se registarem como residentes moram em casa de familiares, amigos ou num quarto alugado de uma pensão e são assim, durante muito tempo, difíceis de recensear.

Se acrescentarmos a esses 85 a 90 mil mais 8 mil cabo-verdianos (embora oficialmente existem cerca de 5 mil, porque muitos estão ilegais e outros têm nacionalidade portuguesa ou luxemburguesa), cerca de 5 mil brasileiros (oficiosamente e segundo o meu conhecimento empírico do país), 300 guineenses e mais uma centena de outros lusófonos provenientes de países como Moçambique, Angola e São Tomé e Príncipe, - então ultrapassamos facilmente os 100 mil luso-falantes no Luxemburgo.

A estes devem ser ainda acrescentados entre 5 a 7 mil luxemburgueses de origem portuguesa e cabo-verdiana que optaram pela nacionalidade luxemburguesa desde os anos 80, extrapolação que faço a partir dos últimos números de naturalizações referenciados no site do Ministério da Justiça luxemburguês (981 naturalizações este ano e cerca de 4 mil nos últimos 14 anos, segundo dados avançados esta semana pelo Contacto).

Ou seja, há bem mais de 100 mil pessoas a falarem a língua portuguesa neste país, o que representa cerca de um quinto da população total. Ou melhor, uma pessoa sobre cinco que cruzamos na rua tem boas probabilidades de falar português. Quem conhece o país sabe que isto não está longe da realidade.

A comunidade portuguesa vai assentando no país como o pó nestes livros. Poisam leve, levemente. Poucos conseguem realmente mover os pesados volumes centímetros que seja.

Há muito arrumados e bem ordenados em prateleiras devidamente etiquetadas, estes reivindicam a sua posição imperiosa às recém-chegadas partículas ridículas, cerram fileiras, encostam-se ainda mais uns aos outros, muito peremptórios, repletos de verdades de outros séculos.

Com o passar dos anos alguns grãos de pó confundem-se com as capas desses livros, interessados em parecerem-se o mais possível com o que o título anuncia; outros impregnam-se neles, atravessam as lombadas e mudam-nos para sempre quase sem dar por isso, enriquecendo-os com o valor acrescentando de alguma parca sabedoria que cada grão de pó adquiriu ao longo da sua viagem pelos séculos; outros ainda sonham em ser celulose, papel, cartolina; e há finalmente os que sabem que vão abrir novos capítulos, tornar-se histórias à parte inteira.

Mas toda esta é uma (r)evolução lenta que demorará várias gerações. Porque há neste pó lusitano - que já se espalhou pelo mundo e que continua chegando há mais de quatro décadas a est'outras Colunas de Hércules - muitos grãos dóceis e tranquilos, poucos insurrectos, alguns ambiciosos, outros menos, mas em quase todos a vontade de evitar levantar poeira. E nem falar em correntes de ar. Um sopro de brisa demasiado forte podia desfazer os velhos livros corroídos, as vetustas prateleiras de madeira carunchosa, e todo o edifício vinha abaixo e lá se ia a glória desta grandiosa biblioteca.

Mas há neste pó luso mais metafísica do que na teoria de Lavoisier. E assim, com o vagar de quem sabe que os horizontes são sempre verticais, o pó trabalha para ser biblioteca. Nem que para isso tenha que regressar à terra, ser raiz e seiva e árvore e pasta de papel novamente, ser marcada com outros carácteres de imprensa e línguas novas, para se transformar finalmente em novas bibliotecas e futuros mais promissores.

Sem comentários: