sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

The Future is Now : 2009 - Year of Innovation, Creativity and Discovering the Universe



Em 2009, a Humanidade comemora 400 anos da publicação da “Astronomia Nova“, a obra de Johannes Kepler (primeira imagem) que, ao divulgar as leis fundamentais das órbitas planetárias elípticas mudou radicalmente a nossa visão do Mundo e do Universo.

O ano de 1609 foi também importante para a astronomia pois foi quando se deram as primeiras observações astronómicas por Galileo Galilei (segunda imagem). Com o primeiro telescópio, construído, por si mesmo, observou as primeiras montanhas lunares, manchas solares, as fases de Vénus e os satélites de Jupiter.

Ambas as descobertas impulsionaram de modo definitivo a Física clássica ao levar Isaac Newton a propor a Lei da Gravitação Universal, apenas seis décadas depois.

Em Dezembro de 2007, sob proposta do Governo italiano, a Unesco, organismo da ONU para a Educação, as Ciências e a Cultura, declarou 2009, “Ano Internacional da Astronomia“. A União Astronómica Internacional (IAU) declarou o ano subordinado à temática "Universo, descobre os seus segredos".

O objectivo primeiro desta celebração é transmitir o entusiasmo pela descoberta pessoal, o prazer de partilhar conhecimento sobre o Universo e o nosso lugar nele e a importância da cultura e da investigação científica.

No Luxemburgo o Fundo Nacional da Investigação (Fonds National de la Recherche) criou o Comité IYA2009-LU e até já puseram um blogue em linha em www.astronomy2009.lu. O lançamento oficial está marcado para 7 de Março no Grão-Ducado, mas a primeira actividade tem já lugar a 17 de Janeiro: trata-se de um estágio de astronauta para jovens dos 13 aos 15 anos no Euro Space Center, na Bélgica.

O lançamento oficial do Ano Mundial está marcado para 15 e 16 de Janeiro na sede da Unesco, em Paris.

Relembro a este propósito a existência de uma agência turística espacial portuguesa e recomendo a leitura do blogue de David Marçal, o candidato a primeiro astronauta português.

UE promove inovação e criatividade

Em paralelo, por coincidência ou talvez nem tanta assim, a União Europeia resolveu dedicar o ano olhando também para o futuro.

A Direcção Geral para a Educação e Cultura da Comissão Europeia declarou 2009-Ano Europeu da Inovação e da Criatividade cujo objectivo é promover a criatividade junto de todos os cidadãos enquanto motor de inovação e factor essencial do desenvolvimento de competências pessoais, profissionais, empresariais e sociais, contribuir para o intercâmbio de experiências e boas práticas, estimular a educação e a pesquisa e promover o debate político e o desenvolvimento.

Sob o lema, "Imaginar-Criar-Inovar", o lançamento oficial do Ano Europeu terá lugar em Praga, a 7 de Janeiro.

Sem comentários: