sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Théâtre des Capucins : "Stop the tempo"

Na capital / Théâtre des Capucins, de 21 a 23 de Novembro
Paulo Correia regressa
com "Stop the tempo"
O actor e encenador luso-francês Paulo Correia que o CONTACTO entrevistou em Maio ao lado de Helena Noguerra por ocasião da participação dos dois actores na peça "Faces" que o Grand Théâtre trouxe ao Grão-Ducado, está de regresso ao Luxemburgo.
Desta vez, Paulo Correia, que vive em Nice, volta na pele de encenador da peça "Stop the Tempo", adaptado do romance homónimo da jovem autora romena Gianina Carbunariu.
A peça conta a história de três jovens, Maria, Paula e Rolando (os actores Gaële Boghossian, Valérie Bodson e Frabrice Pierre ) e denuncia a resistência de uma nova geração que recusa seguir como um rebanho uma sociedade que incita a consumir sem moderação e a praticar o "pronto-a-pensar". Daí o título, "Stop the tempo", que neste caso significa "parar o ritmo de uma sociedade que consome compulsivamente".
A história original passa-se na Roménia mas pode ser transposta para qualquer uma das nossas sociedades modernas. A crítica francesa elogiou aliás tanto a actualidade da história como a originalidade da encenação, construída como um road-movie por Paulo Correia, como uma corrida desenfreada contra a sociedade e contra o tempo/ritmo.
A peça estreou no Teatro Nacional de Nice (instituição em que Paulo Correia é actor residente), a 29 de Maio último e está em representação durante três dias, de 21 a 23 de Novembro, no Théâtre des Capucins, na cidade do Luxemburgo: sexta e sábado, às 20h; domingo, às 17h. Os bilhetes, que custam 20 euros para adultos, 8 euros para jovens e 5,50 euros para grupos escolares, podem ser reservados pelo tel. 470895-1, em www.luxembourg ticket.lu ou ganhos por SMS graças ao CONTACTO.

José Luís Correia in Contacto, 19.11.08

Sem comentários: