sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

7 de Novembro / Colóquio no Kirchberg: A importância do voluntariado no diálogo intercultural

7 de Novembro / Colóquio no Kirchberg

A importância do voluntariado no diálogo intercultural

O voluntariado como instrumento de diálogo intercultural é a temática de um colóquio que a Agência luxemburguesa do Voluntariado e o Centro Europeu do Voluntariado promovem sexta-feira, 7 de Novembro, na sala M6, do edifício Jean Monnet, em Kirchberg. O colóquio decorre das 8h30 às 18h30 e a língua de trabalho é o inglês (tradução simultânea para francês prevista).

Durante a manhã, intervêm diversos especialistas nacionais e internacionais do voluntariado e do diálogo intercultural. À tarde, os participantes dividem-se em grupos de trabalho temáticos mais restritos.

O papel do voluntariado na promoção do diálogo intercultural, a apresentação de exemplos concretos de boas práticas nesse campo, a exploração e a tentativa de definir o sentido do diálogo intercultural e as diferentes facetas relativas ao voluntariado no Luxemburgo e a nível europeu, são alguns dos objectivos das discussões. No final, a organização espera que as conclusões do colóquio sirvam como contribuição aos debates no âmbito do Ano Europeu do Diálogo Intercultural, que se assinala em 2008.

Além da ministra da Família, Marie-Josée Jacobs, do presidente da Associação luxemburguesa do Voluntariado, Jean Kieffer, do burgomestre da capital, Paul Helminger, do chefe da Representação da Comissão Europeia no Luxemburgo, Ernst Moutschen, e da presidente do Centro Europeu do Voluntariado, Marijke Steenbergen, estão ainda convidados: Bernard Laporte, secretário de Estado francês para o Desporto; Brenda King, directora-geral de ACDiversity (African&Caríbbean Diversity) do Comité Económico e Social Europeu; Suzanne Monkasa, presidente do Conselho das Comunidades Africanas na Bélgica e na Europa; Paul Estgen, sociólogo do Sesopi-Serviço Sócio-Pastoral Intercomunitário; e Jacques Küntziger, conselheiro em voluntariado do Ministério da Família luxemburguês.

O evento conta com o patrocínio do Ministério da Família e da Integração do Luxemburgo, da autarquia da cidade do Luxemburgo e da Comissão Europeia.

INTERCULTURALIDADE

Convém explicar a diferença entre multiculturalidade e interculturalidade. Enquanto a primeira define a existência ou coexistência de vários grupos culturais distintos num país ou sociedade, sem que tenham forçosamente que interagir entre si, a segunda exprime a troca recíproca de relações culturais entre esses grupos ou comunidades.

Uma definição que convem fazer num país como o Luxemburgo em que se apregoa o carácter multicultural da sociedade, descurando muitas vezes a interculturalidade.

José Luís Correia, in Contacto, 05.11.08

Sem comentários: