sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sábado, 11 de outubro de 2008

Festival DirActors, de 15 a 19 de Outubro

O festival dos actores-realizadores

"Este é um festival aberto a todos, os bilhetes e os passes estão à venda para o grande público, não estão reservados a elites ou a um público restrito". Esta a principal mensagem que fazem questão de transmitir os organizadores do Festival de Cinema "DirActors", que decorre de 15 a 19 de Outubro nos cinemas Utopolis, Utopia e Cinemateca da cidade do Luxemburgo.

Emmanuelle Béart e Sandrine Bonnaire são duas das famosas estrelas de cinema presentes na segunda edição deste festival sobre actores-realizadores.

Este ano, o evento muda ligeiramente de nome – na primeira edição era "dirActor's cut" e agora apenas "diractors"–, por ter havido mal-entendidos sobre a sua finalidade. O título inicial pretendia-se um trocadilho com a expressão "director's cut", ou seja, a versão revista e aumentada que um realizador faz de um filme, enquanto este festival pretende homenagear os actores que resolveram um dia passar para trás da câmara, à semelhança do que fizeram Charlie Chaplin ou mais recentemente Sean Penn e Clint Eastwood.

Os encontros com as estrelas são possíveis aquando das primeiras projecções dos filmes e nas sessões "Cartes Blanches". Emmanuelle Béart está presente dia 16, às 19h, no Utopolis, para a projecção de "Vinyan", filme de Fabrice Du Welz. A primeira "carta branca" conta com Sandrine Bonnaire, sábado, dia 18, às 14h30, no Utopia, para a exibição de "Elle s'appelle Sabine", filme autobiográfico sobre a sua irmã autista. A segunda "carta branca" é dedicada a quatro filmes luxemburgueses, três de Luc Feit – "Ferkel", "Dessous" e "W"–, e "Nuit Amère", de Pol Cruchten (dia17, 15h45, Utopia).

Além destes, estarão ainda presentes nomes como Martin Walz, Achim Von Borries, Nicolette Krebitz, Martin Provost, Safy Nebbou, Marion Laine, Maud Linder, Laetitia Colombani, Dominque Abel e Fiona Gordon, entre outros.

O realizador português Manoel de Oliveira chegou a ser ventilado como convidado deste ano, mas "não virá por estar presentemente no México", lamentou Suzel Pietri, da organização (n.d.R.: o realizador participa no Congresso da Cultura Ibero-Americana, onde foi homenageado na semana passada).

São 13 os filmes em exibição e em absoluta ante-estreia no Luxemburgo, entre outros: "Appaloosa", de Ed Harris, com Viggo Mortensen e Renée Zellweger; "Coluche", de Antoine de Caunes; "Mes Stars et Moi", de Laetitia Colombani, com Catherine Deneuve, Kad Merad, Emmanuelle Béart e Maria de Medeiros; "Then she found me", de Helen Hunt, com Colin Firth, Bette Milder e Matthew Broderick; e "The Visitor", de Tom McCarthy. Os filmes são exibidos no horário normal das sessões de cinema. A programação, assim como datas e horários detalhados podem ser consultados no site do evento em www.diractors.org ou pelo tel. 42 95 11-500.

Bilhetes: 5 euros; tarifa reduzida, 4 euros. Passes para 5 sessões, 20 euros; tarifa reduzida, 15 euros.

José Luís Correia, in Contacto, 08.10.2008

Sem comentários: