sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Missão 180 grad.lu

Action Solidarité Tiers-Monde, Caritas e Greenpeace lançam Missão "180 grad.lu"
Projecto luxemburguês contra aquecimento global procura voluntários para missões de estudo

"Ser actor da mudança climática" é o que propõe a 20 voluntários o projecto "180 graus – viragem climática" (180grad.lu), lançado por três organizações luxemburguesas: a Action Solidarité Tiers-Monde (ASTM), a Caritas e a Greenpeace.

A iniciativa quer levar uma equipa de 20 voluntários em viagens de estudo ao Bangladesh e à Gronelândia para que estes fiquem a conhecer, no terreno, alguns dos impactos ecológicos, económicos e humanos do aquecimento climático. No regresso, a missão da equipa será testemunhar a experiência vivida, informar e sensibilizar a opinião pública sobre a temática. "Apesar da problemática do aquecimento climático ser discutida cada vez mais pelas esferas políticas, não tem havido um verdadeiro debate entre os cidadãos", lamentam as associações.

"As decisões políticas dos próximos 50 anos passam por escolhas e mudanças profundas nesta matéria e vão afectar o quotidiano de cada um de nós. É urgente envolver todos os habitantes do país e do mundo nesta discussão", argumentam. "O desaparecimento gradual das calotas glaciares, a subida do nível das águas dos mares, o cada vez maior número de fenómenos meteorológicos extremos mostram que a mudança climática é um facto científico inegável", pode ler-se ainda no site do projecto. Apesar de ser difícil prever o impacto dos gases com efeito de estufa sobre a Terra, estes permanecerão durante vários séculos na atmosfera. Permitir que se dê uma volta de 180 graus à situação actual é o objectivo final do projecto. Os interessados em participar no projecto devem residir no Luxemburgo, serem maiores de idade e não serem especialistas em matéria de aquecimento climático. Antes da primeira viagem de estudo, que deverá ocorrer em Setembro à Gronelândia (seis dias), seguirão uma formação específica e de frequência obrigatória para aprofundarem os seus conhecimentos sobre o assunto. A segunda missão está prevista para Fevereiro de 2009 ao Bangladesh (10 dias). Participar, informar, testemunhar e propor são os quatro objectivos que a organização estabelece à equipa.

As inscrições estão abertas até 15 de Junho no site www.180grad.lu ou via postal para a seguinte morada: TNS ILReS, Mission d'Etudes 180°, 46, rue du Cimetière, L-1338 Luxembourg. O instituto TNS ILReS garante a objectividade na selecção dos voluntários por forma a que estes constituam uma amostragem representativa da população do país. A evolução do projecto pode ser acompanhada no site acima referido, onde podem ser encontradas igualmente informações e documentação referentes à temática.

A iniciativa conta, entre outros parceiros, com o grupo saint-paul (editor do CONTACTO).

José Luís Correia
(in Contacto, 28.05.08)

Sem comentários: