sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 5 de junho de 2008

Letras luxemburguesas: Nico Helminger distinguido com Prémio Batty Weber 2008

Nico Helminger é o vencedor do Prémio Batty Weber 2008, distinção da literatura luxemburguesa, atribuido pelo Centre national de littérature de Mersch, que recompensa os autores nacionais pelo conjunto da sua obra.

Helminger escreve peças de teatro para adultos e crianças, poesia, prosa, ensaios, novelas radiofónicas e libretos de opereta. O escritor nasceu em 1953 em Differdange, estudou Linguística Germânica e Dramaturgia em Sarrbrücken, Viena e Berlim. Viveu em Paris entre 1973 e 1999, ano em que regressou definitivamente ao país. Escreve em luxemburguês e alemão. É irmão de Guy Helminger, também escritor conhecido da literatura grã-ducal.

Anunciado na semana passada, a entrega do prémio terá lugar em Setembro no Centro Nacional de Literatura de Mersch.

Instituído em 1987, este galardão é atribuído de três em três para distinguir um autor luxemburguês e para honrar a memória de Batty Weber (1860-1940), célebre romancista e folhetinista luxemburguês, pela sua contribuição nas letras e na cultura nacionais. Em 2005, o laureado com este prémio foi o escritor Guy Rewenig.

JLC (in Contacto, 04.06.08)
(Foto extraída do site da autarquia de Differdange)

Sem comentários: