sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Hoje, recepção extraordinária de livros de poesia

Tornei-me Leitor + da jovem Cosmorama Edições, da Maia, e que me merece um carinho especial porque aposta nos poetas jovens ou ainda desconhecidos do grande público. Hoje chegaram os livros a que tenho direito como membro aderente :-)))))))))))))))))))))))))))))))))))))))))

-"Horizonte e ocidente" do grande António Ramos Rosa (n. Faro, 1924)
- "Cabeças", de Pedro Marqués de Armas, um poeta cubano (n. Havana, 1965) residente em Barcelona
- "Sobre as imagens" e "O Bosque Cintilante", de Amadeu Baptista (n. Porto, 1953) (foto em baixo)
- "A Vocação dos Homens Silenciosos", de Sandra Costa (n. São Mamede de Coronado, Trofa, 1971)
- "Ao fundo do silêncio" de Rui Amaral Mendes (n. Vila Nova de Gaia, 1975)
- "Escrito em osso", de Caudio Daniel (n. São Paulo, Brasil, 1962)
- "Sobre fio de lume", de Luís Soares Barbosa
- "Zerbino", de José Rui Teixeira (n. Porto, 1974)
- "Saudade Minha-Poesias Escolhidas", de Guilherme de Faria (n. Guimarães, 1907-1929) (foto em cima)
- Colector Cosmorama "Poetas e Poéticas" n°7, sobre Guilherme de Faria e Jorge Melícias

- e o "pornografia erudita", do valter hugo mãe, que ele próprio fez a gentileza de me oferecer quando cá esteve em Abril


Amei também as capas dos livros, sóbrios e com escolha de fotografias de jovens talentos ainda ignotos, o que prova não só o bom gosto dos editores, como a aposta nas novas gerações de artistas além da fronteira da poesia (se bem que essa geografia exista ou seja mesmo desejável).

Esta foto (ao lado) é uma das minhas capas preferidas, assinada pela talentosa fotógrafa arménia Lilya Corneli (n. 1978, Yerevan, Arménia).

Depois há as da portuense Inês d'Orey (n. 1977, Porto). Aproveito para informar, à passagem, que a artista inaugura daqui a dois dias (24 Maio, às 16h) uma exposição colectiva, com Nelson d'Aires e Virgílio Ferreira (o jovem fotógrafo e não o seu homónimo o escritor, que faleceu em 1996!) na Fábrica Social/Fundação Escultor José Rodrigues, Rua da Fábrica Social, no Porto. Se morasse mais perto, passava por lá...

Há ainda fotos de Antoine Pimentel (o ex-baterista dos Belle Chase Hotel, reconvertido na fotografia?) e de Cristiana Pimenta.

Não há dúvida, vou passar um excelente resto de dia e de semana. Vou folhear, deleitar-me, ler, descobrir, perder-me...

Ah, que prazer ter um livro para ler... sorry, Nandinho!

Sem comentários: