sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Cannes Ouverture: "Blindness", de José Saramago e Fernando Meirelles



O filme chama-se "Blindness" e abriu hoje o 61° Festival de Cannes. É a adaptação para cinema do best-seller internacional "Ensaio sobre a Cegueira" de José Saramago, Prémio Nobel da Literatura 1998. O filme é assinado pelo cineasta brasileiro, Fernando Meirelles (cf. "A Cidade de Deus", etc.).
Nos principais papéis encontramos grandes nomes do grande ecrã como Julianne Moore, Gael Garcia Bernal, Danny Glover e Mark Ruffalo.

Num primeiro tempo, diz-se que Saramago começou por opor-se a uma adaptação do seu romance por considerar que "o cinema destrói a imaginação", mas o escritor acabou depois por aceitar trabalhar estreitamente com Meirelles.

Os críticos dizem que o filme não capta o público, o visionamento de hoje em Cannes deixou a desejar. O filme fica aquém da narração de Saramago e o público que assistiu disse que esperava que as cenas tivessem a carga dramática do livro, que visivelmente o filme não consegue transmitir.

Penso que deve ser o primeiro blockbuster hollywoodiano realizado a partir de um romance português, salvo erro, o que, só por si, já é muito bom, para a projecção a nível internacional da literatura lusa. Opino eu, sei lá!

O filme sai nos Estados Unidos no Outono. Deverá chegar às salas escuras da Europa antes do Verão (em França sai em Julho), mas a Portugal apenas em Novembro.

Sem comentários: