sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

domingo, 28 de janeiro de 2007

BlogDelux Report

O primeiro encontro de bloggers do Luxemburgo e Grande Região teve lugar no sábado, 27 de Janeiro de 2007 no Bar "Autre Part", em Differdange, Sul do Grão-Ducado, a escassos quilómetros da fronteira francesa.
Durante o encontro, que reuniu durante quatro horas cerca de meia centena de bloggers e curiosos, a agência de marketing viral Culture Buzz, sediada há 5 anos no Luxemburgo, inaugurou o portal BlogDelux que repertoria cerca de 150 blogs da região e pretende tornar-se uma plataforma de encontro e intercâmbio entre bloggers do Luxemburgo e Grande Região (zona que compreende o Grão-Ducado do Luxemburgo, província belga da Valónia, os länders alemães da Sarre e da Renânia Palatinato e a região francesa da Lorena).
Reflexo das múltiplas comunidades residentes no Luxemburgo e países vizinhos, no encontro falava-se luxemburguês, francês, alemão, português, inglês, italiano, espanhol, e até romeno, checo e polaco.
Apurou-se que o pioneiro do bloguismo luxemburguês teria sido o Fireball-Where the dragon flies, criado em 2001 numa plataforma alemã por Joel Adami, na altura com 14 anos.
O primeiro blog em português do Luxemburgo, o "Luxemburgo Oficioso", foi aberto em Setembro de 2003 por Hugo Pinto, com a cumplicidade desde a primeira hora de Carlos Roso e Raúl Reis, comparsas de outras cow-boiadas.
Experiências dos internautas da blogosfera: para uns o seu blog é um diário pessoal, para outros uma página onde exprimem opiniões que não podem difundir em mais nenhum outro medium, outros ainda utilizam-no como plataforma comunitária para comunicar com outros bloggers.
Os bloggers falaram entre si das novas tendências de bd-blogues (como o "Trentenaire, marié, deux enfants") e video-blogs (como o do Stephane Tauzied, que até gravou uma reportagem sobre o encontro), foto-blogues (como o do Atryu ou o colectivo Terra de Vida), técnicas para postar fotos, referenciar o blog, em conversas espontâneas num espírito livro e de são convívio.
Desde bloggers com 16 anos de idade, que não conseguiram vencer a timidez para falar do seu blog, até à Phoebe que preferiu guardar o anonimato, a blogosfera não escolhe idades, a prová-lo Jean-Jacques Subrenat, antigo embaixador de França, que falou do seu blog político "Serenidee", ou o germano-luxemburguês Thorben Grosser, o português Oskar, o francês Arnolux e o Cyril das engraçadas e irónicas Chroniques de Luxembourg.
A imprensa não faltou: as reportagens passaram no sábado à noite na France 3 e RTL, as restantes na segunda-feira (29 Janeiro, às 19h15) na TTV, e nas próximas edições dos jornais
Contacto, Wort e Woxx e da revista Télécran.
Novo encontro marcado para breve em Metz, Arlon, Trier ou Sarrebruck.
Até lá, os caminhos virtuais são insondáveis e levam a todo o lado...

3 comentários:

Anónimo disse...

Excellent report ! merci weytjens, un vrai immense plaisir !!!!

et bref, je n'ai plus de mots tellement c'est géant

merciiiiii

Anónimo disse...

Fantástico encontro, inspirador e consequente. Glad to have met you, Gaspar, Lola, etc...

Atryu disse...

très bon article, même si je ne comprends pas tout ;o)