sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

quarta-feira, 12 de abril de 2006

Estudantes portugueses usam mais a internet que os do Luxemburgo - Eurostat

Portugal está acima da média da UE e ultrapassa mesmo o Luxemburgo na percentagem de estudantes que utilizam a Internet pelo menos uma vez por semana. Mas apenas os estudantes salvam a "honra do convento"...

Cerca de 63% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos nunca acedeu à internet, revelam dados divulgados dia 6 de Abril pelo Departamento de Estatísticas das Comunidades Europeias, o Eurostat, sediado no Kirchberg.

No lado oposto da tabela está o Luxemburgo, onde 63% dos inquiridos se conectam à rede, pelo menos, uma vez por semana. São assim quase dois terços os portugueses que nunca utilizaram a internet em casa, no emprego ou noutro local. No Luxemburgo, a percentagem de inquiridos que disse nunca ter usado a internet é de apenas 29%. Um número muito abaixo da média dos 22 países da União Europeia (UE) considerados nos dados do Eurostat, já que são 43% em média que nunca navegaram na rede mundial.

Acedem à Internet pelo menos uma vez por semana 28% dos portugueses entre os 16 e os 74 anos (31% dos homens e 25% das mulheres), o que comparado com o Luxemburgo, onde a percentagem é de 63% (76% dos homens e 51% das mulheres), posiciona os dois países nesta matéria em lados opostos da tabela. A média comunitária que usa com frequência semanal a net é de 43% (49% dos homens e 38% das mulheres).

O Luxemburgo é no entanto comparável a Portugal no que diz respeito ao uso da internet pelos estudantes. Em ambos os países, apenas 4% dos estudantes com mais de 16 anos nunca navegaram na internet (7% de média na UE). Portugal consegue apenas estar acima da média da UE (79-81%) e ultrapassa mesmo o Luxemburgo (87%) na percentagem de estudantes maiores de 16 anos que utilizam a internet pelo menos uma vez por semana (88%).

Os assalariados são os que mais usam a internet no Luxemburgo, depois dos estudantes: 73% acedem à rede global uma vez por semana, havendo, no entanto, 20% que confiam nunca tê-la usado. Em Portugal, o número de assalariados a ligar-se à net é de apenas 34%, e os que nunca usaram a ferramenta cibernáutica atingem mesmo os 68%.

Quanto aos trabalhadores independentes, são 66% no Grão-Ducado a usar a internet pelo menos uma vez por semana, enquanto em Portugal esse número é de apenas 23%. Também os desempregados portugueses são mais numerosos – 70% – a nunca terem utilizado a rede das redes (48% na UE), quando no Luxemburgo a percentagem também é elevada, mas se fica pelos 45%.

A percentagem de mulheres portugueses que nunca usaram a internet atinge os 66% e baixa para 59% entre os homens. No Luxemburgo, apenas 17% dos homens nunca usaram a "grande teia global" e 40% das mulheres. Aliás, em todos os países considerados nestas estatísticas, a percentagem de homens que todas as semanas acedem à internet é maior do que a das mulheres (excepto na Finlândia e Hungria, onde se igualam), e é também maior a percentagem de mulheres que nunca navegou na internet.

José Luís Correia 
in CONTACTO,  12/04/2006

Sem comentários: