sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

segunda-feira, 24 de janeiro de 2005

CCPL: Uma equipa renovada e com um novo fôlego

Foto: CCPL
"Dado o ânimo em que decorreram o congresso e o início dos trabalhos do conselho, e por proposta da Direcção, achei que devia aceitar a responsabilidade de um segundo mandato". Foi com estas palavras que José António Coimbra de Matos explicou a sua recondução à presidência da Confederação da Comunidade Portuguesa no Luxemburgo (CCPL), decisão tomada por unanimidade dos membros da direcção, realizada a 16 do corrente, em Gasperich.

Os membros da direcção foram nomeados, aquando da primeira reunião do Conselho da CCPL, no passado dia 10 de Janeiro.

Nessa primeira reunião do Conselho estavam presentes a maioria dos conselheiros eleitos no Congresso. Estes começaram por se congratular pelo facto do congresso ter sido, acima de tudo, um "acto político", que provou aos políticos e representantes das autoridades portuguesas e luxemburguesas convidados, que o movimento associativo português no Luxemburgo, não está em degenerescência.

Foi unânime a constatação de que o Programa de Acção é ambicioso para os próximos dois anos, mas que o importante é a definição de linhas directrizes prioritárias.

Um dos objectivos principais, desta nova equipa, deverá ser a mobilização da Comunidade Portuguesa para a sua unidade e, simultaneamente, a sua melhor integração na sociedade luxemburguesa. Este último objectivo passa pela sensibilização e informação dos cidadãos portugueses quanto à importância da sua participação na vida cívica e política do país de acolhimento.

A persistência na continuação do trabalho iniciado com os jovens (segunda e terceira geração) e as mulheres foram outro dos objectivos delimitados para o mandato que agora começa.

A CCPL dispõe agora, tanto ao nível da direcção como do Conselho, de uma equipa renovada, com um número representativo de senhoras e jovens, que contam bem levar a bom porto a sua missão nestas matérias. Ao mesmo tempo que a CCPL deve lutar por ser a voz da Comunidade Portuguesa, junto das autoridades do Grão-Ducado, deve também multiplicar a colaboração com outras associações e comunidades em presença.

A questão de se encontrar uma sede própria é outro dos assuntos que preocupa alguns conselheiros. Lembre-se que as instalações onde funciona a CCPL actualmente, foram gentilmente cedidas pelo CLAE.

A direcção da CCPL ficou composta da seguinte forma: Presidente, Coimbra de Matos; Vice-Presidentes, Joaquina Carvalho e, por inerência, António Silva e Carlos Costa (respectivamente Presidentes da APIL e da Liga Portuguesa de Futebol no Luxemburgo); Relações Públicas, Acácio Pinheiro e Fausto Cardoso; Tesoureiros, Sérgio Cordeiro e Rogério de Oliveira; Grupo de Ensino, Joaquim Prazeres; Grupo de Acção Jovem, José Luís Correia e Manuela Lages; Patrícia Luz; Secretariado, Albina Nogueira, Augusta Camacho e Sandra Jacinto.

in CONTACTO, 24/01/2003

Sem comentários: