Projecto luxemburguês contra aquecimento global procura voluntários para missões de estudo
"Ser actor da mudança climática" é o que propõe a 20 voluntários o projecto "180 graus – viragem climática" (180grad.lu), lançado por três organizações luxemburguesas: a Action Solidarité Tiers-Monde (ASTM), a Caritas e a Greenpeace.
A iniciativa quer levar uma equipa de 20 voluntários em viagens de estudo ao Bangladesh e à Gronelândia para qu
"As decisões políticas dos próximos 50 anos passam por escolhas e mudanças profundas nesta matéria e vão afectar o quotidiano de cada um de nós. É urgente envolver todos os habitantes do país e do mundo nesta discussão", argumentam. "O desaparecimento gradual das calotas glaciares, a subida do nível das águas dos mares, o cada vez maior número de fenómenos meteorológicos extremos mostram que a mudança climática é um facto científico inegável", pode ler-se ainda no site do projecto. Apesar de ser difícil prever o impacto dos gases com efeito de estufa sobre a Terra, estes permanecerão durante vários séculos na atmosfera. Permitir que se dê uma volta de 180 graus à situação actual é o objectivo final do projecto. Os interessados em participar no projecto devem residir no Luxemburgo, serem maiores de idade e não serem especialistas em matéria de aquecimento climático. Antes da primeira viagem de estudo, que deverá ocorrer em Setembro à Gronelândia (seis dias), seguirão uma formação específica e de frequência obrigatória para aprofundarem os seus conhecimentos sobre o assunto. A segunda missão está prevista para Fevereiro de 2009 ao Bangladesh (10 dias). Participar, informar, testemunhar e propor são os quatro objectivos que a organização estabelece à equipa.
As inscrições estão abertas até 15 de Junho no site www.180grad.lu ou via postal para a seguinte morada: TNS ILReS, Mission d'Etudes 180°, 46, rue du Cimetière, L-1338 Luxembourg. O instituto TNS ILReS garante a objectividade na selecção dos voluntários por forma a que estes constituam uma amostragem representativa da população do país. A evolução do projecto pode ser acompanhada no site acima referido, onde podem ser encontradas igualmente informações e documentação referentes à temática.
A iniciativa conta, entre outros parceiros, com o grupo saint-paul (editor do CONTACTO).
José Luís Correia (in Contacto, 28.05.08)
Sem comentários:
Enviar um comentário