sebenta de anotações esparsas, pensamentos ociosos, reflexões cadentes, poemas difusos, introspecções de uma filosofia mais ou menos opaca dos meus dias (ou + reminiscências melómanas, translúcidas, intra e extra-sensoriais, erógenas, esquizofrénicas ou obsessivas dos meus dias)
-
cahier de notes éparses, pensées oisives, réflexions filantes, poèmes diffus, introspections d'une philosophie plus ou moins opaque de mes journées (ou + de réminiscences mélomanes, translucides, intra-sensorielles et extra-sensorielles, érogènes, schizophrènes ou obsessionnelles de mes journées)

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Nuvem 2

Depois da vaga de gripe A...

a nuvem paralisadora!




P.S. Muito gostam estes humanos de entrar em pânico! Overreacting? Nooooooooooooooo!.....

Nuvem 1

Sopra leve, levemente
como quem cinza sobre mim
será fumo, será pluma?

Fumo não é certamente
e a Europa não ofega assim!

Fui ver...

Era a nuvem!



P.S. O Augusto Gil há-de perdoar-me a paráfrase.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Europa, primeira lição

Portugal vai emprestar 770 milhões de euros à Grécia para salvar aquele país da crise orçamental em que este se encontra. O Luxemburgo anunciou, por seu lado, o envio de 100 milhões de euros. Os montantes representam a dimensão económica e financeira de cada país, bem como o seu peso no capital do Banco Central Europeu e fazem parte do envelope global de 30 mil milhões que o Eurogrupo decidiu, no domingo, enviar ao governo de Atenas.

Quando Teixeira dos Santos disse em 16 de Março que afastava a hipótese de Portugal "acudir" à Grécia porque o nosso país já estava a braços com uma crise, fiquei surpreendido e lamentei a declaração. Felizmente, Sócrates, mais consciente dos deveres europeus de Portugal (ou terá recebido um lembrete de alguém?), veio desmentir o seu ministro das Finanças alguns dias mais tarde. Este foi mais um lamentável episódio (passou quase despercebido) na telenovela tragicómica de um governo que se ignora moribundo e a quem nada mais resta do que usar como armas de arremesso contra a oposição submarinos comprados por um governo da mesma cor 12 anos antes. Mais que dessintonia, trata-se de acefalite aguda.

Um homem de esquerda (mas que esquerda, afinal?) como Teixeira dos Santos esqueceu (ou, pior, nunca o soube? ignorância, portanto!) um dos preceitos que estiveram na base da construção europeia: a solidariedade, a cooperação e a entreajuda entre estados. Como bem resumiu o ministro das Finanças luxemburguês, Luc Frieden, em 26 de Fevereiro: "a Europa é uma comunidade solidária!" Frieden lembrou aos mais esquecidos que a UE e o euro têm sido um dos garantes para que algumas economias europeias não tivessem sofrido ainda mais com a onda de choque financeira que abalou o mundo e levou à bancarrota da Islândia.

Pensemos apenas nisto: e se Portugal estivesse na mesma situação da Grécia? Com os ignaros que governam o país, já estivemos mais longe, não?

Mas não se trata apenas de solidariedade e Frieden também explicou isso. Agora que estamos todos no mesmo barco, "não podemos deixar que a Grécia se torne um risco para a zona euro", explicou.

Vem-nos à memória a velha máxima de "a união faz a força", mas é muito mais do que isso: pertencer à UE encerra direitos mas também deveres, oportunidades mas igualmente responsabilidades. Foi o que permitiu no pós-Segunda Guerra Mundial criar uma "comunidade" (CECA, CEE e depois UE) com inimigos ancestrais, o que fomentou até hoje uma paz duradoura no nosso velho continente, algo nunca antes conseguido. E o mesmo preceito leva a que os estados-membros da UE continuem ainda hoje a apoiar, através dos fundos estruturais, de coesão e de outras ajudas, os novos países que aderem à União, de modo a que estes possam elevar-se aos mesmos patamares de desenvolvimento comunitários. É o que faz da UE a UE. É a sua força, a sua essência, a sua dinâmica.

Também a Hungria foi salva da falência em Outubro de 2008 por um empréstimo cedido pelo FMI, Banco Mundial e União Europeia. Mas, no domingo, os húngaros "ejectaram" do poder o governo pró-europeu do MSzP, preferindo-lhes os eurocépticos do Fidesz e o partido de extrema-direita Jobbik, que vai, pela primeira vez, ter assento no parlamento. É a reacção dos eleitores húngaros à política de austeridade imposta a Budapeste por Bruxelas e pelas instâncias financeiras internacionais. Medidas necessárias e preferíveis a uma situação de eventual bancarrota e caos. Mas a democracia é assim mesmo, o povo é quem mais ordena. Mesmo quando se engana.

Esperemos que os gregos não bebam do mesmo rio Lethes do olvido que, como já acreditavam os seus antepassados, conduz apenas ao Hades. E escrevo isto sem arrogâncias de pítia. É que a Europa não é um destino, mas uma oportunidade.

José Luís Correia
in CONTACTO, 14.04.2010

terça-feira, 13 de abril de 2010

Estrangeiros vão poder ocupar postos de burgomestre e vereador no Luxemburgo

O Conselho de Governo do Luxemburgo aprovou sábado um projecto-lei que vai permitir aos estrangeiros residentes no Grão-Ducado de se tornarem burgomestres e vereadores.

Reivindicado há muitos pelas associações de defesa dos direitos dos estrangeiros, como a ASTI (Associação de Apoio aos Trabalhadores Imigrantes), e anunicado em Março pelo primeiro-ministro Jean-Claude Juncker, o diploma visa alterar a lei municipal que impedia os cidadãos não-luxemburgueses de acederem aos mais elevados cargos autárquicos.

Outra das alterações previstas neste projecto-lei é o alargamento do direito de voto nas eleições comunais (autárquicas) a todos os estrangeiros e não apenas aos comunitários, como é actualmente o caso (e apenas após cinco anos de residência).

O projecto-lei deverá agora ser discutido no Parlamento, não se sabendo quando será aprovado.

O Governo fez já saber que deseja que a nova lei entre em vigor antes das próximas eleições comunais, marcadas para 9 de Outubro de 2011.